Correção: o Grêmio pode ser rebaixado já na quinta-feira (2), e não apenas na sexta, como foi publicado até às 10h45min desta segunda-feira. O texto está corrigido.
A situação do Grêmio na Série A do Brasileirão ganha cada vez mais contornos de dificuldade. Com a derrota para o Bahia na última sexta-feira (26), a equipe gaúcha precisa vencer os três últimos jogos da competição e ainda torcer por resultados paralelos para não jogar a Série B pela terceira vez em seus 118 anos de história.
Com 36 pontos, na 18ª posição, o Tricolor só poderia chegar a 42 pontos em caso de derrota na próxima rodada. Assim, qualquer time com pontuação acima disso ficaria fora do alcance gremista. Para que a queda seja consumada, além de o Grêmio perder, uma combinação de resultados teria de acontecer. E o Grêmio precisa ultrapassar dois dos concorrentes para ficar em 16°.
A pior combinação começaria com uma vitória do Atlético-GO (15º com 41) sobre Bahia (16º com 40) nesta segunda-feira (29). Os goianos chegariam a 44 pontos. O Juventude, 17º colocado com 40 pontos, nesta terça (30), chegaria a 43 vencendo o Bragantino. Para completar, o Bahia joga com o Atlético-MG às 18h de quinta-feira (2). Ganhando, também vai a 43.
Se tudo isso ocorrer, o Grêmio estará rebaixado em caso de derrota para o São Paulo, mesmo que ainda tenha chances de passar o Athletico-PR, que só volta a campo na sexta. O time paranaense também fica fora do alcance gremista se vencer ou empatar com o Cuiabá.
Confira os confrontos dos rivais diretos do Grêmio contra o rebaixamento:
JUVENTUDE
- Bragantino (C)
- Fortaleza (F)
- São Paulo (F)
- Corinthians (C)
BAHIA
- Atlético-GO (F)
- Atlético-MG (C)
- Fluminense (C)
- Fortaleza (F)
ATLÉTICO-GO
- Bahia (C)
- Chapecoense (F)
- Inter (F)
- Flamengo (C)
ATHLETICO-PR
- Cuiabá (C)
- Palmeiras (C)
- Sport (F)