Depois da derrota para o Palmeiras na final da Libertadores, a saída de Renato Portaluppi do Flamengo parece ser apenas questão de tempo. Com a forte pressão, a demissão deverá ser oficializada em breve.
Com isso, naturalmente surge a curiosidade sobre o futuro do técnico e a possibilidade de voltar a comandar o Grêmio. Se o rebaixamento para a Série B for confirmado, o que é a tendência, Vagner Mancini não vai ficar no clube.
Um eventual retorno de Renato é comentado por torcedores em redes sociais. Mas, por tudo que acompanho de bastidores no Grêmio, acho muito difícil que isso aconteça.
Quando a saída foi confirmada em abril de 2021, o objetivo era romper com o modelo anterior, com grande influência de Renato em todas as decisões. Não percebo uma intenção na direção gremista de retomar este sistema.
Por isso, vejo como tendência a procura de um outro profissional para o trabalho de retomada do clube. Um nome muito elogiado nos bastidores é o de Roger, mas o fato dele ter recusado o convite após a saída de Felipão acabou gerando um descontentamento entre os dirigentes. Por isso, outro nome poderá ser procurado.
Ainda sobre Renato, eu acredito que um dia ele voltará novamente para o Grêmio. Mas, em 2022, isto não parece ser a tendência.