Afundado no Z-4 do Brasileirão, o Grêmio luta para escapar da queda para a Série B. Com só 32 pontos e na 18ª colocação, o Tricolor visitará a já rebaixada Chapecoense, sábado (20), na Arena Condá. Para manter uma pequena chance matemática de fuga, vencer é obrigação.
Porém, o time gremista precisará quebrar um tabu em Chapecó, já que nas sete últimas partidas em que atuou como visitante perdeu todas, marcando apenas cinco vezes e sofrendo 15 gols.
O último triunfo do Grêmio fora de casa aconteceu há dois meses e foi surpreendente. Com um gol de Miguel Borja, o time então dirigido por Luiz Felipe Scolari bateu o Flamengo, por 1 a 0, no Maracanã.
Em todo o Brasileirão, o time gaúcho é dono da segunda pior campanha como visitante, à frente apenas da Chapecoense. Em 16 jogos, são três vitórias e 13 derrotas, com 10 gols marcados e 25 sofridos.
Os outros dois jogos ganhos fora de casa foram contra Fluminense e Cuiabá, ambos por 1 a 0, e com gols marcados em cobranças de pênalti, por Pinares e Borja, respectivamente.