O Grêmio volta às atividades na tarde desta quinta-feira (18), e o trabalho será fundamental na definição do time que enfrenta a Chapecoense, no próximo sábado, pelo Brasileirão. Sem jogadores suspensos e com apenas um jogador no departamento médico, Douglas Costa, e com a volta do trio de selecionáveis, Gabriel Chapecó, Villasanti e Miguel Borja, Vagner Mancini ganhará mais alternativas.
— Sinceramente, não sei qual a equipe titular hoje. Mas sei que se antes tínhamos 11, hoje temos 18, 19 jogadores em condições de entrar já sabendo da estratégia da equipe, o que eu gosto de ter no meu time. Tem alguns gatilhos que eu exijo que a equipe tenha dentro do jogo. Temos atletas que estão voltando das Eliminatórias, é importante fortalecer o grupo — disse o treinador após o 3 a 0 sobre o Bragantino.
Após vencerem, os gremistas tiveram uma noite de quarta-feira frustrante, já que todos os concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento pontuaram. Santos, Cuiabá, São Paulo e Juventude venceram, e o Atlético-GO conseguiu um empate — o que na prática resultou que, mesmo com a vitória da última terça, o Tricolor segue a sete pontos de deixar o Z-4 e com uma rodada a menos por disputar. Na Arena, a ordem é esquecer os resultados paralelos e se focar na partida no oeste catarinense.
Nesta quinta, Borja é aguardado na reapresentação, marcada para as 15h30min. O colombiano é o único do trio de jogadores que atuou na rodada das Eliminatórias e que ainda não retornou. Gabriel Chapecó e Villasanti já participaram da atividade de quarta, quando apenas os atletas que não jogaram contra o Bragantino foram a campo.
— Se eu repetir a escalação no sábado (contra a Chapecoense), na terça-feira (dia 23, contra 0 Flamengo) terei jogadores desgastados. Por isso, é importante ter mais gente à disposição e descobrir quem está pronto pra entrar — frisou Mancini.
As boas atuações de Jhonata Robert e Campaz podem mantê-los no time e, desta forma, Villasanti disputaria um lugar no Thiago Santos. No ataque, o desgaste da viagem de retorno de Barranquilla, onde a seleção da Colômbia enfrentou a do Paraguai, na terça, poderá fazer que Borja fique no banco e Diego Souza, decisivo as vitórias sobre Fluminense e Bragantino, siga na equipe.
Um provável time para sábado tem: Gabriel Chapecó; Rafinha, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos (Villasanti) e Lucas Silva; Jhonata Robert, Campaz e Ferreira; Diego Souza (Miguel Borja).