Umas polêmicas contratações do Grêmio para a temporada 2021 é Thiago Santos. O volante chegou ao clube em abril e desde seu anúncio sofre contestações por parte da torcida. Por suspensão, ele não atuou na vitória por 1 a o sobre o Fluminense, na terça-feira (9) passada, mas pode retornar ao time diante do América-MG, sábado, às 18h30min, no Estádio Independência, pela 31ª rodada do Brasileirão. Neste caso, Sarará pode voltar ao banco de reservas. A tendência é a de Lucas Silva seguir na equipe.
Thiago Santos atuou em 20 partidas no Campeonato Brasileiro: foram cinco vitórias gremistas, três empates e 12 derrotas, aproveitamento de 30%. Nestes confrontos, o time sofreu 30 gols. Sem a presença do contestado jogador de marcação, o Grêmio fez 10 jogos, com três vitórias, dois empates e cinco derrotas, o que corresponde a 36,6% dos pontos conquistados, com oito gols sofridos.
O contrato de Thiago Santos com o Grêmio é válido até 31 de dezembro de 2023. A direção tricolor desembolsou cerca de US$ 1,3 milhão (R$ 6,9 milhões, em abril) para trazer o jogador de 32 anos. Em sua chegada, no início do ano, em meio ao Gauchão, ele comentou sobre momentos em que foi contestado na carreira.
— Eu lido bem com isso. Quem joga em time grande tem de estar acostumado, mas eu deixo isso para trás. Agora eu faço parte da equipe e se aceitei vir para cá é porque eu sei o que eu posso dar por ela. Quero pedir o apoio de todos, tanto para mim, quanto para todos os jogadores. Eu vou dar a vida pela equipe. Vou trazer a torcida para o meu lado. Se a gente que joga futebol não quisesse críticas, não poderia estar aqui. Quando eu começar a jogar, as coisas vão mudar — projetou o volante no dia de sua apresentação.
Porém, foram raros os momentos de paz do camisa 5 que chegou ao Tricolor. O treinador na época era Tiago Nunes, mas o nome do volante foi um recomendação do técnico Luiz Felipe Scolari, que a partir de julho assumiu o comando do time gremista. Ambos haviam sido campeões brasileiros pelo Palmeiras.
Os melhores momentos do ex-jogador do FC Dallas foram no Gauchão e na Copa Sul-Americana, quando ele fez 10 jogos e o Grêmio permaneceu invicto, sofrendo apenas oito gols. Ele ainda participou de quatro confrontos da Copa do Brasil, com duas vitórias, um empate e uma derrota.
Com a chegada do Brasileirão, Thiago passou a ser marcado pelo torcedor e nesse momento carrega o rótulo de ser um dos principais problemas do time que frequenta a zona de rebaixamento do campeonato nacional desde o começo.
Confira os números do Grêmio com e sem Thiago Santos no Brasileirão:
Com Thiago Santos:
20 jogos
5 vitórias
3 empates
12 derrotas
30 gols sofridos
30% de aproveitamento
Sem Thiago Santos:
10 jogos
3 vitórias
2 empates
5 derrotas
8 gols sofridos
36,6% de aproveitamento