A derrota sofrida para o Athletico-PR neste domingo (26) freou as expectativas da torcida do Grêmio, que sonhava em deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão neste fim de semana. No entanto, pelas contas do técnico Felipão, a situação está dentro do previsto.
Com 22 pontos conquistados em 20 partidas, o Tricolor está na 18ª colocação — um ponto atrás do Bahia e a dois de Santos e América-MG, que figuram fora do Z-4. Portanto, o objetivo poderá ser alcançado na próxima rodada. Para isso, claro, terá de vencer o Sport no domingo (3), na Arena, às 20h30min, e torcer por dois tropeços de adversários diretos.
— Se pegarmos os pontos do nono jogo em diante, estaríamos bem. A torcida tem que conviver com essa parte também. A gente vai tentando fazer o melhor com esse grupo, para respirar um pouco melhor daqui sete ou oito jogos. Não engano a torcida. Sempre disse que teríamos dificuldade porque tivemos dificuldade no início (do campeonato). Agora estamos equilibrados — analisou o treinador gremista.
O Tricolor atuará duas vezes seguidas como mandante. Depois do Sport, receberá o Cuiabá no dia 6 de outubro. Em seguida, tem Santos e Fortaleza fora de casa. Em seguida, tem o Juventude em Porto Alegre, Atlético-GO em Goiânia, Palmeiras na Arena e Atlético-MG em Belo Horizonte.
Entretanto, esta ordem pode ser alterada caso a CBF adie os jogos de equipes que tiveram atletas convocados para a rodada tripla das Eliminatórias. Apesar de não ter jogador na Seleção Brasileira, o Grêmio deve ceder Borja e Villasanti para Colômbia e Paraguai, respectivamente, para as partidas contra Cuiabá, Santos e Fortaleza.
Mas, independentemente da projeção feita pela comissão técnica, uma situação não irá mudar: o modelo de jogo adotado pela equipe. Acostumado a um estilo mais propositivo, que rendeu os títulos da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017, o torcedor tem visto um time com postura mais defensiva, apostando nos contra-ataques como arma principal.
— O Grêmio foi ofensivo e fez dois pontos em 24. Maravilhoso! O que nós temos que ser é equilibrados. E se formos equilibrados até o fim, sairemos (do Z-4). Se não formos e ficarmos pensando que os torcedores querem vencer de 5 a 0... Não! Temos que ter atuações corretas — sentenciou Felipão em sua entrevista na Arena da Baixada.
Os próximos jogos do Grêmio no Brasileirão:
Domingo, 3/10 – Sport (C)
Quarta, 6/11 – Cuiabá (C)*
Domingo, 10/10 – Santos (F)*
Sem data – Fortaleza (F)*
Sem data – Juventude (C)
Sem data – Atlético-GO (F)
Sem data – Palmeiras (C)
Sem data – Atlético-MG (F)
*Jogos que podem ser adiados por conta da rodada tripla das Eliminatórias