O volante Mathias Villasanti, 24 anos, chegou a Porto Alegre no fim da tarde desta terça-feira (10) para assinar com o Grêmio. Contratado junto ao Cerro Porteño, do Paraguai, o jogador passará por exames médicos e será anunciado nos próximos dias como reforço da equipe tricolor. O clube trabalha, agora, para regularizar o atleta até a sexta-feira para que ele possa estar à disposição para o jogo de sábado (14), contra o São Paulo, no Morumbi.
No aeroporto Salgado Filho, poucos torcedores esperavam pela chegada de Villasanti. O paraguaio, porém, saiu por um portão alternativo e não passou pelo saguão do terminal. Ele foi direto para o hotel e, na quarta-feira (11), passará por uma série de avaliações antes de ser confirmado como jogador do Grêmio.
Atleta da seleção paraguaia e capitão do Cerro Porteño, Villasanti vinha sendo avaliado pelo clube gaúcho desde o ano passado, e contou com a indicação do ex-lateral e ídolo gremista Francisco Arce, que era seu treinador no time paraguaio. De acordo com seu representante, Renato Bittar, o jogador assinará com o Grêmio por quatro temporadas, e o Tricolor pagará cerca de R$ 15 milhões por 80% dos direitos do meio-campista.
— Era algo que eu estava esperando, trabalhei muito por isso. Estou feliz pelo passo que estou dando na carreira e muito mais feliz por ir para um futebol tão competitivo como o do Brasil — disse Villasanti à Rádio ABC Cardinal na segunda-feira, antes de despedir-se dos companheiros de Cerro Porteño.
À tarde, recebeu uma mensagem do centroavante Diego Churín, com quem jogou de 2018 a 2020 no clube paraguaio. O argentino disse que daria às boas-vindas ao novo reforço gremistas, com quem ele jogou junto em 50 jogos pelo Cerro Porteño, com 30 vitórias, 10 empates e 10 derrotas — aproveitamento de 66,6%.
Villasanti tem sido convocado regularmente para a seleção paraguaia, tendo participado, inclusive, da Copa América realizada neste ano, no Brasil. Ele foi titular em dois jogos e reserva em outros dois, entrando no segundo tempo. Recentemente, o volante esteve na mira do Palmeiras e de um clube dos Estados Unidos.