Embora as cifras ainda sejam mantidas sob sigilo, o próprio Talleres já admite que recebeu uma proposta do Grêmio para vender o atacante Diego Valoyes. Porém, esta venda não será concluída agora. De acordo com a imprensa argentina, o presidente do clube já deixou claro que o atleta colombiano, que completará 25 anos em setembro, não deixará Córdoba antes de dezembro.
— O que se comenta aqui é que o jogador seguirá até dezembro. Só poderia ocorrer uma venda caso o Grêmio aceite a condição de que o jogador fique os quatro próximos meses em Córdoba — avisa Francisco Bolleta, jornalista do site Marca Informativa e narrador da Rádio Impacto, da Argentina.
A explicação se dá pelo fato de o Talleres ter dinheiro em caixa. Depois de negociar o volante Federico Navarro com o Chicago Fire, dos Estados Unidos, a diretoria está selando a venda do zagueiro Piero Hincapié ao Bayer Leverkusen, da Alemanha. O defensor equatoriano, inclusive, pertencia ao Independiente del Valle e foi comprado nesta segunda-feira (9) para ser revendido aos alemães.
Os argentinos apostam na prospecção por toda a América do Sul para descobrir talentos e revendê-los por um preço muito maior. O próprio Valoyes se encaixa neste perfil de negócio. Descoberto no La Equidad, da Colômbia, o jogador foi contratado incialmente por empréstimo, em 2018, até ter 80% de seus direitos econômicos adquiridos recentemente por cerca de 500 mil euros (pouco mais de R$ 3 milhões).
— (O clube) vem de duas janelas de transferências muito boas, onde arrecadou cerca de 20 milhões de euros em vendas — explica Bolleta — Nesta janela, já vendeu Federico Navarro e Franco Fragapane à MLS e o próximo a sair é Piero Hincapié. Antes, (vendeu) Tomás Pochettino ao Austin, Nahuel Bustos ao Girona, Facundo Medina ao Lens e Andrés Cubas ao Nimes. Destes, só Navarro e Bustos são das categorias de base. O restante, (o Talleres) os comprou a baixo custo e os potenciou para vendê-los mais caro — completa o jornalista.
Diego Valoyes foi um dos atacante de lado de campo procurados pelo Grêmio para suprir uma possível saída de Ferreira, que não se concretizou. Com 1,81cm de altura, o colombiano, natural de Cartagena das Índias, é destro, mas atua preferencialmente pelo lado esquerdo.
— Já veio o centroavante, já veio o volante, nós estamos tentando o meia-atacante e estamos olhando o "beirada'. O "beirada", agora com a volta do Ferreira, ele não é uma coisa indispensável. Mas, como nós começamos o processo, vamos tentar conclui-lo. É difícil que ele termine com sucesso, pelo menos este que nós estávamos olhando com mais atenção e cuidado. Como os recursos não são intermináveis, temos que cuidar para não comprometer salários. Mas, como dissemos lá atrás, vamos cumprir a promessa de reforçar o time. É importante dizer também que todas estas contratações não visam a situação presente que o Grêmio se encontra, mas o planejamento de um time para o ano que vem — expôs o vice-presidente de futebol Marcos Herrmann após a vitória sobre a Chapecoense.