O Grêmio segue em busca de um centroavante. Com a abertura da janela de transferências internacionais, a partir destes domingo (1), os clubes brasileiros poderão registrar atletas vindos do Exterior já na próxima semana. Assim, as tratativas devem se intensificar.
Hoje, o Tricolor tem no elenco profissional três centroavantes: Diego Souza, Ricardinho e Diego Churín. O titular é o veterano Diego Souza, 36 anos, artilheiro da equipe na temporada com 15 gols. O reserva imediato tem sido o garoto Ricardinho, 20, que foi às redes nove vezes em 2021. Por último na fila está o argentino Churín, 31, que se recupera de lesão e tem apenas oito jogos na temporada, com apenas um gol marcado.
O técnico Felipão quer mais um jogador para a posição, com característica de força física, bom jogo aéreo e capacidade física para pressionar a saída de bola do adversário. O clube fez consultas por Luiz Adriano, do Palmeiras, e Jonathan Calleri, argentino com passagem pelo São Paulo, que tem o passe vinculado ao Deportivo Maldonado, do Uruguai.
Como ainda não acertou com nenhum atleta para a posição, GZH preparou uma lista com 10 nomes que atuam fora do país e poderiam reforçar o clube a partir da semana que vem, quando se abre a janela internacional de transferências. Foram considerados atletas brasileiros e sul-americanos que o clube teria condições de fazer uma investida. Confira:
Gabriel Ávalos (Argentinos Juniors)
Centroavante daqueles clássicos. Forte, alto (1m90cm) e com com potencial físico, o paraguaio Gabriel Ávalos, 30 anos, do Argentinos Juniors, é um nome que se encaixa no perfil buscado pelo clube gaúcho. Canhoto, ele marcou seis gols em 21 jogos na temporada passada pelo time argentino. Disputou quatro jogos na Copa América disputado no Brasil, neste ano, e marcou um gol, no empate em 3 a 3 com o Peru. Tem contrato apenas até o fim do ano com o clube argentino, o que poderia facilitar uma saída.
Facundo Ferreyra (sem clube)
O argentino está há oito anos na Europa. Na temporada passada, foi para o Celta de Vigo a pedido do técnico Eduardo Coudet. Porém, disputou apenas 13 jogos pelo clube espanhol e marcou um único gol. Teve o contrato encerrado em julho e, agora, analisa propostas de diversas equipes sul-americanas. Foi sondado pelo São Paulo recentemente. Aos 30 anos, porém, soma passagens por Shakhtar Donetsk, Newcastle, Espanyol e Benfica. Foi artilheiro do Campeonato Ucraniano na temporada 2017/2018 e poderia ser um bom reforço para o futebol brasileiro.
Everaldo (Kashima Antlers)
Alvo do Grêmio na janela do meio de 2020, o centroavante revelado pelo clube gaúcho pode voltar à pauta no Tricolor. Aos 30 anos, ele está no Kashima Antlers, do Japão, desde que foi negociado após de destacar com a camisa da Chapecoense, em 2019. Foi vice-artilheiro do último Campeonato Japonês, com 18 gols em 33 jogos, à frente de nomes conhecidos como Leandro Pereira e Leandro Damião. Tem contrato até o início de 2022 com os japoneses, o que poderia facilitar uma saída.
Luiz Phellype (Sporting-POR)
Mais um que já esteve nos planos do Grêmio na temporada passada, o centroavante Luiz Phellype, 27 anos, é jogador do Sporting desde 2018. Centroavante de 1m88cm, ele também tem passagens por equipes menores de Portugal, como Estoril, Paços Ferreira, Beira-Mar e Feirense. Antes de ir para a liga portuguesa, defendeu o Standard Liége, da Bélgica. Tem contrato longo com o time de Lisboa, até 2024, mas não foi utilizado pelo clube na equipe principal após se recuperar de uma lesão no joelho direito. Poderia ser contratado por empréstimo, caso os português não queiram vendê-lo.
Carlos Vinícius (Benfica)
Um nome de peso para o mercado brasileiro seria o de Carlos Vinícius, 26 anos, do Benfica. O centroavante de 1m90cm está na Europa desde 2017 e jogou por clubes importantes, como Napoli, Monaco, Benfica e Tottenham. Tem contrato com o clube português até 2024, mas não tem sido utilizado por Jorge Jesus e foi emprestado ao Tottenham na temporada passada a pedido de José Mourinho. Canhoto, marcou 10 gols e deu três assistências em 22 jogos pelo clube de Londres.
Ignacio Ramírez (Liverpool-URU)
Goleador do Campeonato Uruguaio deste ano e vice-artilheiro na temporada passada, Ignacio Ramírez tem 24 anos e joga pelo pequeno Liverpool de Montevidéu. Em 2021, soma 11 gols em 11 jogos, mas já alcançou a marca de 85 gols na carreira no futebol uruguaio. Foi especulado por diversos clubes brasileiros nas últimas janelas, mas a chance de deixar o seu país natal é maior neste período de transferências, já que tem contrato apenas até o fim do ano e o Liverpool precisa vendê-lo para que não saia de graça em dezembro.
Marcos André (Real Valladolid-ESP)
Um dos nomes menos conhecidos da lista, o brasileiro Marcos André, 24 anos, fez carreira na Espanha. Hoje defende o Real Valladolid, clube que tem como presidente o ex-atacante Ronaldo Fenômeno. O centroavante de 1m85cm recebeu sondagens do Valencia, mas por enquanto segue no time de Valladolid, que foi rebaixado à segunda divisão espanhola. Na temporada passada, ele alternou entre a titularidade e a reserva da equipe em La Liga, e marcou quatro gols e deu duas assistências em 23 jogos. Tem contrato até 2023 com o clube espanhol, mas poderia voltar ao futebol brasileiro para ganhar experiência e sequência de jogos.
Sebastián Ferreira (Libertad)
Foi comprado em definitivo recentemente pelo Libertad, mas valeria um esforço para tentar trazê-lo ao Brasil. Tem apenas 23 anos e ótimos números nas últimas temporadas. Com 1m80cm, chegou a ser alvo do Palmeiras na janela do início do ano, mas permaneceu no Paraguai. Foi artilheiro do torneio Apertura da temporada passada, com 13 gols em 20 jogos. Na temporada passada, fez 26 gols e deu 10 assistências em 57 partidas.
Agustín Álvarez (Peñarol)
Com apenas 20 anos, o Agustín Álvarez tem sido um dos grandes nomes do Peñarol na temporada. Artilheiro da Copa Sul-Americana deste ano, com oito gols em 10 jogos, é considerado uma joia do futebol uruguaio. Além dos gols, ele deu duas assistências e é o principal jogador da competição até aqui. Neste ano, em 20 partidas, soma 14 bolas na rede. Tem contrato até 2024 com o clube de Montevidéu, mas seria uma boa cartada para o futebol brasileiro, com alto potencial de revenda.
Matías Arezo (River Plate-URU)
Outra joia do futebol uruguaio, Matías Arezo tem apenas 18 anos, mas já deixou de ser apenas uma promessa e se transformou em realidade. Com histórico de convocações para as seleções de base do Uruguai, foi listado como uma das 50 maiores promessas jovens pelo jornal britânico The Guardian, em 2019. Apesar da pouca idade e de defender o modesto River Plate de Montevidéu, o garoto é o terceiro principal goleador do Campeonato Uruguaio deste ano, com nove gols em 11 jogos. Tem contrato até o fim de 2022 com o clube uruguaio, mas seria um belo reforço para o futebol brasileiro.