Pouco conhecido no futebol brasileiro, o atacante Luiz Phellype, 26 anos, fez seu nome em Portugal. Com passagens em diversos clubes do país, o atleta teve o seu nome especulado no Grêmio nos últimos dias. Segundo o jornal A Bola, Tricolor teria interesse na contratação. GaúchaZH fez um levantamento sobre a trajetória do jogador.
Antes de chegar ao Sporting, o centroavante de 1m88cm acumulou passagens por equipes menores de Portugal, como Estoril, Paços Ferreira, Beira-Mar e Feirense. Antes de ir para a liga portuguesa, defendeu o Standard Liége, da Bélgica, onde terminou a etapa de base com três jogos e nenhum gol.
— Quando consegue fazer gols, faz séries de três, quatro jogos marcando. Passa a ser muito importante para a equipe — define o jornalista Bruno Fernandes do jornal O Jogo.
Flávio Souza, do site Proscout, descreve o atleta como bom no jogo aéreo e com boa capacidade de finalização.
— Terá ainda de crescer em alguns aspectos do seu jogo, pois ainda evidencia alguma falta de agressividade ofensiva e defensiva, não sendo muito apto a pressionar a saída de jogo por parte de zagueiros adversários, permitindo-lhes sair com relativa facilidade e manifestando ainda pouca garra na disputa de lances ofensivos e no imprimir de velocidade ao seu jogo.
Atualmente, o jogador se recupera de lesão no joelho direita. A expectativa é que retorne aos treinamentos em até 30 dias. Tanto o Grêmio como o representante do atleta dizem desconhecer qualquer movimentação para a transferência de Luiz Phellype para Porto Alegre.
Confira os números de Luiz Phellype:
- Sporting: 47 jogos e 17 gols
- Paços Ferreira: 44 partidas e 20 gols
- Estoril: 12 jogos e um gol
- Feirense: 36 partidas e 16 gols
- Beira-Mar: 31 duelos e sete gols
- Standard Liége-BEL: 3 jogos e nenhum gol