Apesar do empate contra o Fortaleza, o Grêmio tem pelo menos um motivo para comemorar. Um goleiro gremista voltou a defender um pênalti durante o tempo regulamentar. Isto não acontecia há quatro anos.
Kannemann cometeu a penalidade neste domingo (27), na Arena. O argentino derrubou o atacante Robson dentro da área e o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou e expulsou o gremista. Na cobrança, Yago Pikachu cobrou no canto esquerdo. Gabriel Chapecó esticou o braço direito e defendeu a cobrança. No rebote, Pikachu acabou chutando para fora.
A última penalidade defendida com "bola rolando" havia sido em 2017. No dia 14 de julho de 2017 o Grêmio enfrentava o Atlético-MG na Arena com time misto. Paulo Victor havia sido anunciado há alguns dias, depois de rescindir com o Flamengo.
Curiosamente, a defesa de Paulo Victor foi na mesma goleira que a de Gabriel Chapecó. Robinho, entretanto, cobrou alto, no meio do gol. O arqueiro esperou o atacante chutar e espalmou sem maiores dificuldades para a linha de fundo.
Foram quatro anos sem uma defesa de pênalti no tempo normal no time do Grêmio. Passaram pela meta gaúcha — com sequência — desde então, o próprio Paulo Victor, que defendeu apenas na sua estreia, Marcelo Grohe, Vanderlei, Júlio César e Brenno.