O Grêmio foi derrotado no último domingo (11) para o Santos por 2 a 1, na Vila Belmiro, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os comandados de Renato Portaluppi sofreram os dois gos da partida em cobranças de pênaltis. O primeiro, em um toque de mão do zagueiro Paulo Miranda, e o segundo, em falta cometida por David Braz. As duas cobranças foram convertidas pelo atacante Marinho.
Em 2020, foram seis penalidades marcadas contra o time gremista, cinco só no Campeonato Brasileiro. E o aproveitamento dos goleiros gremistas não é positivo quando o quesito é defender os pênaltis. Em 2020, todas as cobranças feitas contra o Grêmio foram convertidas.
Pênaltis contra o Grêmio em 2020
- Zé Mário (convertido) - Novo Hamburgo (Gauchão)
- Gabigol (convertido) - Flamengo (Brasileirão)
- Iago Maidana (convertido) - Sport (Brasileirão)
- Thiago Galhardo (convertido) - Inter (Brasileirão)
- Marinho (convertido) - Santos (Brasileirão)
- Marinho (convertido) - Santos (Brasileirão)
Na temporada de 2019, os números também são ruins. Foram 10 pênaltis marcados contra o Tricolor, todos convertidos pelos adversários.
- Pedro (convertido) - Fluminense (Brasileirão)
- Fernandão (convertido) - Bahia (Brasileirão)
- Pikachu (convertido) - Vasco (Brasileirão)
- Fred (convertido) - Cruzeiro (Brasileirão)
- Di Santo (convertido) - Atlético-MG (Brasileirão)
- Arthur Caike (convertido) -Bahia (Brasileirão)
- Gabigol (convertido) - Flamengo (Libertadores)
- Gabigol (convertido) - Flamengo (Brasileirão)
- Bruno Henrique (convertido) - Palmeiras (Brasileirão)
- Nikão (convertido) - Athletico-PR (Brasileirão)
A última vez que um goleiro do Grêmio defendeu uma cobrança de pênalti no tempo normal de uma partida foi em 2017. No ano em que o time conquistou a Libertadores, com time alternativo, o Tricolor conseguiu uma vitória sobre o Atlético-MG por 2 a 0, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na oportunidade, o zagueiro Bruno Rodrigo puxou a camisa de Brenner na grande área, após uma cobrança de escanteio dos mineiros, e o árbitro da partida marcou a penalidade. O atacante Robinho, atualmente de volta ao Santos, foi para a cobrança e bateu no meio do gol. Paulo Victor, bem posicionado, apenas esperou a bola chegar para espalmar para a linha de fundo e garantir o placar de 2 a 0 para o Grêmio.
Naquela oportunidade, Renato Portaluppi escalou o Grêmio com: Paulo Victor; Léo Moura, Bressan, Bruno Rodrigo e Marcelo Oliveira; Maicon (Jailson), Arthur, Fernandinho, Pedro Rocha (Lincoln) e Luan; Everton (Patrick).