Bruno Cortez, um dos três remanescentes do time do Grêmio que conquistou o tri da Libertadores em 2017, no Estádio La Fortaleza, deve ser titular mais uma vez contra o Lanús, nesta quinta-feira (28), pela Copa Sul-Americana. O lateral-esquerdo pode seguir no time porque Diogo Barbosa voltou recentemente, após se recuperar da covid-19. Cortez é dos poucos jogadores do atual elenco que não teve descanso entre as temporadas, sendo inclusive capitão na ausência de Geromel.
— Precisamos pontuar na Copa Sul-Americana. Sabemos da importância do jogo — ressaltou Cortez, em entrevista coletiva na véspera do duelo contra o Lanús: — Claro que fomos muito felizes no estádio. Mas agora precisamos buscar a liderança do grupo e a classificação.
Será o primeiro desafio do técnico Tiago Nunes em competições internacionais com o Tricolor, logo na segunda partida no cargo. Cortez acredita que as novas ideias do comandante podem reacender disputas por posições na escalação gremista:
— Quando chega o novo treinador, motiva todo mundo. Independente de quem joga, é importante todo mundo estar na mesma sintonia. Está todo mundo preparado e motivado. Estou motivado sempre, independente se eu for jogar ou não.
Para essa segunda rodada da competição continental, volta Geromel, capitão campeão desde 2017. De liderança para liderança, Cortez reconhece a importância do retorno do zagueiro que estava lesionado desde o Gre-Nal de janeiro.
— É uma motivação para todos os jogadores. O Geromel é uma referência para mim aqui no clube. É um capitão de muita excelência, um cara que admiro muito. Passa tranquilidade para o grupo pela experiência que tem, pelo jeito de saber lidar com todo mundo e orientar. A volta dele é importante e alegra todo o nosso ambiente. Só temos a ganhar com a volta do Geromel — ressaltou o camisa 12.
As recordações daquela noite de 29 de novembro de 2017, que terminou com vitória e título gremista na Argentina, estarão na memória de Cortez. O lateral pretende transformá-la em combustível para que o elenco retome o caminho das conquistas continentais.
— O que eu vou sentir saudade nesse estádio vai ser da nossa torcida fazendo a festa, nos apoiando. Esse foi um estádio que marcou a minha vida. Assim que cheguei ao Grêmio, pude conquistar a América. A nossa motivação é voltar a vencer. Esse grupo está acostumado a vencer e quer mais — declarou.
Lanús e Grêmio se enfrentam no La Fortaleza, a partir das 19h15min desta quinta-feira (29), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.