Quase quatro anos depois de ser campeão da Libertadores pela terceira vez, em Lanús, na Argentina, o Grêmio volta a enfrentar a equipe da região metropolitana de Buenos Aires, dessa vez pela fase de grupos da Copa Sul-Americana. Daquela decisão, dois titulares seguem protagonistas do Tricolor, dois seguem sendo lideranças do elenco mas aparecem eventualmente em campo, e outros três perderam espaço no clube.
No duelo marcado para a noite de quinta-feira (29), Geromel, Kannemann serão os remanescentes no time titular que devem enfrentar novamente o Lanús. Bruno Cortez, que começou a decisão na Argentina, também pode aparecer no time.
Por mais que tenham sido titulares nas três temporadas que separam os dois jogos, Maicon e Paulo Victor não devem ir ao jogo, tal qual naquela final de 2017. Michel e Leonardo Gomes, então reservas imediatos em seus setores, passaram por longos períodos afastados por lesão, e não serão relacionados para a partida de 2021.
Os sete remanescentes da final de 2017 que enfrentam o Lanús outra vez
Paulo Victor
Era reserva. Virou titular em 2019, com a venda de Marcelo Grohe. Em 2020 perdeu a posição para Vanderlei, atuando apenas nas finais da Copa do Brasil, já em 2021. Perdeu espaço para Brenno, e não está confirmado nem para o banco na quinta.
Geromel e Kannemann
O argentino era titular, mas não atuou na grande final porque estava suspenso por três amarelos. Bressan o substituiu ao lado de Geromel. A dupla titular foi eleita a melhor do continente por conta daquela campanha. Seguiram titulares incontestáveis — e beijando taças — até o presente. Sofreram com lesões em 2020 e no começo de 2021, mas treinam normalmente e devem ser relacionados para receber o Lanús.
Bruno Cortez
Titular contra o Lanús, seguiu na lateral esquerda até 2020, quando Diogo Barbosa foi contratado. No reencontro com o time argentino, porém, pode iniciar a partida jogando, pois Barbosa ainda não jogou depois da recuperação da covid-19.
Maicon
Viu do banco Arthur ser um dos destaques da Libertadores 2017, não esteve relacionado para a final na Argentina, e voltou ao time titular apenas na temporada seguinte, após a venda do garoto para o Barcelona. Seguiu sendo peça fundamental do meio de campo, mudando a cara da equipe de Renato Portaluppi nos três anos que vieram.
Aos 36 anos, tem no desgaste físico e nas lesões musculares sua maior dificuldade para jogar. Atua quando pode, mas perdeu a condição de titular em 2021 por conta da falta de sequência. Ainda não está confirmado se vai para o duelo.
Michel
O único desta lista que deixou o clube e voltou nesses quatro anos. Reserva que substituiu Arthur no segundo tempo em Lanús, virou titular em 2018 e 2019. Deixou o clube em janeiro de 2020, emprestado para o Fortaleza, mas voltou após grave lesão. Se recuperou no início de 2021, treina com o grupo principal, mas não faz parte dos planos do Tricolor.
Leonardo Gomes
Outro que era reserva de confiança de Renato na Libertadores de 2017, iniciou a temporada de 2018 recebendo chances, alternando com Léo Moura. Se lesionou, mas novamente ganhou espaço na temporada seguinte, para mais uma vez se machucar. O ano de 2020 foi sem futebol para Léo Gomes. Ele aparece inscrito nas listas das competições gremistas para 2021 e treina normalmente, porém não deve estar relacionado para o jogo contra o Lanús.