Uma das análises internas feitas no Grêmio ao final da última temporada é a de que faltava no elenco um volante que protegesse melhor a área. Assim, Thiago Santos foi buscado no FC Dallas, dos Estados Unidos, no início de abril. Desde que desembarcou em Porto Alegre, o jogador entregou exatamente aquilo que se esperava dele: mais destruição do que construção. E os números comprovam isso.
De acordo com levantamento do Footstats, analisando a campanha gremista no Gauchão, o ex-palmeirense realizou nove desarmes, mesmo tendo disputado somente três partidas. Com isso, apresenta uma média de três roubadas de bola por jogo, bem à frente dos demais volantes do plantel: Matheus Henrique (1), Darlan (0,8), Victor Bobsin (0,8), Lucas Silva (0,3) e Maicon (nenhum).
Em contrapartida, por conta desta característica, também passou a ser o atleta da função que mais comete faltas. Até agora, no campeonato estadual, foram 14 — duas a menos que o lateral Vanderson, que jogou nove vezes. Logo, sua média de faltas cometidas por jogo (4,7) é bastante superior a dos outros volantes: Matheus Henrique (2), Maicon (1,5), Lucas Silva (1) e Darlan (0,9).
Como está mais preocupado em brecar os avanços do adversário, Thiago Santos também participa menos das ações ofensivas. Por exemplo, tem média de 37,3 passes por jogo — muito atrás de Maicon (67,5), Matheus Henrique (57,5) e Darlan (47), mas superando Lucas Silva (29).
Também aparece em desvantagem se for considerado o aproveitamento em lançamentos, já que, até agora, acertou apenas duas de oito tentativas (25%). Assim, é batido por Maicon (66,7%), Darlan (52,9%) e Lucas Silva (33,3%). Matheus Henrique não efetuou nenhum.
Além disso, Thiago tem apenas uma assistência para finalização. Neste quesito, Darlan aparece à frente de todos os outros, com nove, seguido por Matheus Henrique (3) e Lucas Silva (2). Maicon, que disputou apenas dois jogos, não teve nenhuma. Dos volantes, aliás, Darlan também é o único que tem passe para gol — duas vezes, inclusive.
Números de Thiago Santos no Gauchão comparados aos outros volantes do elenco:
1º em média de desarmes: três por jogo (seguido por Matheus Henrique, com média de 1 por jogo)
1º em média de faltas cometidas: 4,7 por jogo (seguido por Matheus Henrique, com média de 2 por jogo)
4º em média de passes certos: 37,3 por jogo (atrás de Maicon, Matheus Henrique e Darlan)
4º em lançamentos: 25% de acerto (atrás de Maicon, Darlan e Lucas Silva)
4º em assistências para finalização: 1 (atrás de Darlan, Matheus Henrique e Lucas Silva)