O Grêmio tem uma série de desfalques para enfrentar o Independiente del Valle-EQU, nesta sexta-feira (9), às 19h15min, no Paraguai. Depois que Vanderson e Paulo Victor testaram positivo para o coronavírus, Emanuel e Victor Ferraz também sentiram sintomas (mesmo testando negativo), foram afastados e retornaram ao Brasil. Não bastasse este quarteto, os gremistas também não terão Renato Portaluppi à beira do gramado.
O técnico testou positivo para coronavírus na última segunda (5) e não pode viajar com a delegação que embarcou para o Equador. Entretanto, isolado em seu quarto de hotel na zona norte de Porto Alegre, o treinador segue com participação ativa. No treinamento desta quinta (8), em Assunção, Renato conversou por telefone com os jogadores. Com uso da tecnologia, o técnico participaria da preleção desta sexta, mas preferiu antecipar as orientações no trabalho de treino do time em solo paraguaio.
Além disso, ele mantém conversas constantes com o auxiliar Alexandre Mendes e o coordenador Marcelo Oliveira. O ex-lateral, aliás, deve ser o "braço direito" de Renato na partida de sexta. Afinal, enquanto Alexandre fica na área técnica, o coordenador técnico poderá se comunicar com o técnico em Porto Alegre.
Não está descartada uma mensagem do treinador para o grupo antes da bola rolar, no vestiário do Defensores del Chaco. A conversa mais longa, porém, foi feita no último treino e a preleção do jogo será feita normalmente por Alexandre Mendes. Renato está sob os cuidados do departamento médico gremista e vem obtendo uma melhora diária.