Depois que Paulo Victor e Vanderson testaram positivo para o coronavírus e Victor Ferraz e Emanuel foram afastados de maneira preventiva, a delegação tricolor chegou ao Paraguai para enfrentar o Independiente Del Valle na noite de quarta-feira (7). O médico do Grêmio Márcio Dornelles concedeu uma entrevista nesta quinta (dia 8) e afirmou que todos seguem cumprindo os protocolos à risca e o clube não vai mudar a sua rotina de testagem.
— No momento em que tivemos os dois casos positivos no Equador (Paulo Victor e Vanderson), nós imediatamente afastamos os atletas e deixamos eles totalmente isolados. Os outros dois atletas (Victor Ferraz e Emanuel) fizeram três testes PCR e dois com antígeno. Porém, eles apresentaram sintomas no Equador. Por isso, afastamos eles da delegação e os enviamos para o Brasil. Todos os testes que fizemos hoje no Paraguai estão negativados desde que nós chegamos aqui — destacou o médico gremista.
Apesar da mudança de sede recente, o Tricolor garante que não se sente pressionado pela Conmebol para que a Libertadores tenha prosseguimento. O jogo de volta, aliás, está confirmado para ser disputado na semana que vem, na Arena, em Porto Alegre.
— Nós não nos sentimos pressionados em momento algum. Nós seguimos realizando o nosso trabalho e seguindo todas as diretrizes, protocolos e decretos da parte sanitária que somos exigidos. Nós estávamos no Equador, tivemos os casos, mas estávamos todos bem orientados e controlados, seguindo os nossos protocolos — afirmou Dornelles.
O médico também atualizou a situação clínica de Renato Portaluppi. O treinador está positivado desde o último final de semana e sequer acompanhou a delegação nesta viagem.
— O Renato está sendo monitorado e acompanhado e está muito bem. Temos contato com ele e também com a comissão médica que está em Porto Alegre. Neste momento, ele está assintomático. Ele está seguindo o isolamento proposto pelo departamento médico rigorosamente, seguindo todas as orientações — comentou.
Márcio Dornelles também atualizou a situação de Paulo Victor, Vanderson, Victor Ferraz e Emanuel. O quarteto chegou na última madrugada a Porto Alegre e está cumprindo o isolamento de dez dias.