A divulgação da lista do Grêmio para o confronto diante do Independiente Del Valle trouxe novidades. Jogadores considerados descartados nas pretensões do clube apareceram como relacionados para a partida. A explicação, segundo a direção, se deve ao período de testes que está sendo realizado no estadual e também para agregar experiência em confrontos mais decisivos.
A relação divulgada no início da semana apresentava 26 nomes. David Braz, Paulo Victor, Everton e Victor Ferraz, que são internamente considerados negociáveis, fizeram parte da delegação que viajou a Quito e, mais tarde, a Assunção. O lateral-direito e o goleiro já estão no Brasil após positivarem para covid-19.
Segundo apurado pela reportagem de GZH, o Grêmio acredita que no Gauchão a vivência e ritmo de jogo são concedidos aos garotos como forma de preparação para o futuro. Desta forma, os atletas que não devem seguir na Arena para o restante da temporada de 2021 não constam na relação definitiva da FGF.
Para a Libertadores, que é considerada a principal meta de conquista neste ano, o Tricolor agregou quantidade, pela possibilidade de casos de covid, mas também liderança e experiência no vestiário. David Braz e Victor Ferraz são tidos como referências para os jovens.
Em uma partida eliminatória inicialmente prevista para ser disputada na altitude de Quito como seria o da altitude, os dois seriam úteis em caso de necessidade. Por isso, também, estavam relacionados numa partida com o peso decisivo em detrimento a garotos como Felipe Albuquerque, Heitor e Pedro Lucas. O lateral-direito, inclusive, foi recrutado após as baixas por covid na delegação.