O Grêmio definiu na manhã desta quinta-feira (8) o envio de Felipe Albuquerque, lateral de 21 anos, para integrar a delegação em Assunção, capital do Paraguai. O voo, que sairá de Porto Alegre no começo da tarde, deverá levar o jovem para compor o time que está sem alternativas na lateral direita. Outros atletas podem embarcar na aeronave para a partida.
O custo da operação está orçado em R$ 80 mil. A direção do Tricolor ainda consultou a Conmebol para pedir autorização por conta das normas sanitárias. Com o aval concedido, o jogador está embarcando após o meio-dia para se juntar aos companheiros e ser alternativa para Alexandre Mendes.
São duas possibilidades na montagem da equipe: Felipe como titular, já que Vanderson e Victor Ferraz retornam ao Brasil depois positivarem para a covid-19, ou Rodrigues deslocado para a lateral e a entrada de David Braz no sistema defensivo. O treinamento final, que será realizado durante a tarde no Paraguai, confirmará o time.
Segundo os dirigentes, outras situações entraram em debate para acrescentar reforços na delegação: levar Maicon, Kannemann, Pepê e Jean Pyerre. Até o momento, nenhum atleta adicional foi confirmado no deslocamento exclusivo. A tendência é que o quarteto seja guardado para o restante da temporada, inclusive, para o compromisso da volta.
Felipe Albuquerque é apontado internamente como um lateral regular. Segundo pessoas que conhecem a carreira do jovem, ele amadureceu no empréstimo, em 2020, ao Brasil-Pel. As atuações foram vistas como seguro defensivamente e com boa capacidade de apoio. Atualmente, com a chegada de Rafinha, é o terceiro na hierarquia da posição, já que Ferraz não deverá permanecer. O contrato com o clube vai até o final de 2022.