O Grêmio tenta a contratação do volante Jaílson, 25 anos, do Dalian, da China. A direção gremista já entrou em contato com o procurador do atleta e busca agora a liberação do clube chinês para um empréstimo de uma temporada. A busca por um primeiro volante é uma prioridade tricolor na busca por reforços.
O meio-campista vive uma situação inusitada. Como a China proibiu a entrada de brasileiros no país, o atleta está em férias forçadas no Rio Grande do Sul e aguarda a liberação das autoridades chinesas para poder se reapresentar ao seu clube.
Em um primeiro momento, a direção do Dalian negou a possibilidade de liberar Jaílson, pois o jogador é considerado uma peça importante no esquema da equipe. Contudo, o desejo do volante de retornar ao futebol brasileiro pode pesar a favor da transferência. O São Paulo também fez uma consulta pelo atleta.
Como o Dalian não está podendo utilizar o volante e não há uma perspectiva de melhora na situação sanitária do Brasil, uma possibilidade é que os chineses emprestem o atleta para um clube brasileiro até o final do ano, com a condição de ter o meio-campista de volta em 2022.
O Grêmio prioriza a contratação de um primeiro volante para a sequência da temporada. Em 2020, o técnico Renato Portaluppi sentiu falta de um meio-campista mais defensivo, que faça o estilo "cão de guarda". Revelado no clube e campeão da Copa do Brasil 2016 e da Copa Libertadores 2017 pelo Tricolor, Jaílson é considerado um jogador com as características ideias para esta função.
A direção gremista também fez uma investida pelo volante Rafael Carioca, do Tigres-MEX, mas esbarrou nos altos valores pedidos pelos mexicanos. Contudo, o atleta segue sendo monitorado pela cúpula tricolor. Estão na mira ainda um goleiro, um meia e um ponta esquerda.