Depois de ter perdido a final da Copa do Brasil com duas derrotas para o Palmeiras, o que custou, além do título, a vaga na fase de grupos da Libertadores, o Grêmio deu o primeiro passo na etapa preliminar do torneio continental. Com a goleada de 6 a 1 sobre o Ayacucho, na Arena, o Tricolor está virtualmente classificado para enfrentar o vencedor do confronto entre Unión Española e Independiente del Valle.
Na noite desta quarta-feira (10), o time de Renato Portaluppi aproveitou a fragilidade do adversário para construir uma goleada natural. Foram quatro gols no primeiro tempo. Na etapa final, mesmo diminuindo o ritmo, a equipe gaúcha balançou as redes mais duas vezes. A nota ruim da noite na Arena foi a falha de Vanderlei. De volta à meta após Paulo Victor ter ficado fora da lista de relacionados, Vanderlei também cometeu erros em, pelo menos, três saídas de gol. Um deles deu a chance para Quina descontar para os peruanos.
Enquanto a direção gremista ainda busca reforços, inclusive para o gol, Renato confirmou que o garoto Brenno será titular diante do Esportivo, pelo Campeonato Gaúcho. Ele justificou a escalação de Vanderlei contra o Ayacucho para não correr risco de queimar o jovem em caso de erro.
— É um jogo de Libertadores, perigoso. Se eu coloco o Brenno e ele falha, posso queimar o garoto. Jogador jovem você tem de saber colocar, lapidar. No sábado quem vai jogar é o Brenno. É hora de dar chance porque ele vem treinando muito bem.
Há possibilidade até mesmo de o Tricolor ter um time repleto de reservas na próxima semana diante do Ayucucho. Renato Portaluppi disse que precisa dar folga para os jogadores e ficou de definir nesta quinta-feira (11), junto com a direção, o período de descanso que será dado para os jogadores que mais atuaram na temporada.
— Tenho trocado ideias com o presidente e o (Carlos) Amodeo, que hoje está no futebol. Tivemos um ano muito pesado, viajando muito, disputando várias competições e os jogadores são humanos. Fica praticamente impossível. Não apenas o Grêmio, muitos clubes deram folga. Se você não der folga agora, depois não terá mais tempo. É impossível virar dois anos seguidos porque terá risco de lesões — declarou.
BOLA PARA CASA
Autor de três gols, Diego Souza levou para casa a bola da partida. Após a goleada por 6 a 1, o centroavante comemorou o fato de ter marcado três vezes em um mesmo jogo pela primeira vez vestindo a camisa do Grêmio.
— A bola do jogo eu vou levar e guardar com muito carinho. É maravilhoso fazer gols. Era um jogo de mata-mata, onde precisávamos de um bom resultado em casa. Como eu disse, minha obrigação é fazer os gols necessários e ajudar os companheiros. Mais uma vez fico muito feliz por ter colaborado.
A próxima etapa da fase preliminar da Libertadores será disputada apenas nas semanas de 7 e 14 de abril, o que dá tempo para o Grêmio se preparar. O Tricolor conhecerá o adversário da próxima etapa na terça-feira (16), quando Unión Española-CHI e Independiente Del Valle-EQU se enfrentarão no Equador. Na ida, no Chile, o time da casa contou com um gol contra do zagueiro equatoriano Beder Caicedo para vencer a partida por 1 a 0.