O Grêmio arrancou com goleada no primeiro mata-mata da fase preliminar da Libertadores contra o frágil Ayacucho-PER. Na noite desta quarta-feira, na Arena, o Tricolor aplicou 6 a 1 nos peruanos. David Braz, Ferreira e Diego Souza, duas vezes, marcaram os gols gremistas no primeiro tempo enquanto o garoto Guilherme Azevedo e novamente Diego Souza ampliaram na etapa final, que teve o zagueiro Quina anotando para os peruanos após falha do goleiro Vanderlei.
Com o resultado, o time gaúcho poderá perder por até quatro gols de diferença em Quito, no Equador, na próxima terça-feira, às 21h30min, que ainda assim avançará para a próxima etapa preliminar da Libertadores.
Antes do compromisso pelo torneio continental, o Grêmio entrará em campo no sábado, às 18h, para enfrentar o Esportivo, pelo Gauchão. Em razão da disputa final da Copa do Brasil que obrigou a remarcação dos jogos contra Caxias e São José, o confronto na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, será apenas a segunda partida gremista no Estadual.
Tão pedido no time para a final contra o Palmeiras, o atacante Ferreira foi escalado por Renato Portaluppi como titular para a estreia do Grêmio na Libertadores. O anúncio da escalação também confirmou o retorno de Vanderlei ao gol e a chance para César Pinares ser o meia central da equipe. Na zaga, a surpresa ficou por conta da presença de David Braz no lugar de Kannemann, que sobrou até mesmo do banco de reservas em razão de dores musculares.
Grêmio quase teve um 7 a 1 para chamar de seu na Libertadores
Leia a coluna completa
Contra um adversário tão fraco, o Grêmio tinha a missão de ditar o ritmo do jogo e fez isso desde o apito inicial do árbitro equatoriano Augusto Aragon. O Tricolor ocupou o campo de ataque fazendo uma blitz que não demorou para dar resultado. Depois de duas chances criadas, David Braz abriu o placar aos três minutos completando uma bela jogada. Maicon deu uma cavadinha para a área, onde Pinares serviu o zagueiro, que só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.
Os pontos positivos e negativos na goleada do Grêmio
Leia a coluna completa
A pressão gaúcha seguiu e obrigou o goleiro Cavallotti a trabalhar. Foram quatro defesas seguidas do argentino, três delas em finalizações do centroavante Diego Souza. Do outro lado, Vanderlei não mostrou a mesma segurança e, após uma má saída do gol, deu uma oportunidade para o Ayacucho levar perigo aos 23.
O lance deu ânimo para o time peruano tentar atacar, mas a ousadia foi logo castigada. Aos 27, com o Ayacucho tendo sete jogadores no campo de ataque, o Grêmio encaixou uma transição rápida e Pinares acionou Ferreira. O garoto driblou o goleiro e mandou para o gol vazio: 2 a 0.
A Libertadores não deveria ter times tão desqualificados quanto o Ayacucho
Leia a coluna completa
O terceiro veio logo em seguida em pênalti de Mendieta em Alisson. Dessa vez, Diego Souza conseguiu superar o goleiro do Ayacucho. O artilheiro gremista cobrou no alto e forte, sem nenhuma chance para Cavallotti.
O jogo estava tão fácil que ainda deu tempo de Diego Souza fazer o quarto antes do intervalo. Aos 40, ele passou na força pelos zagueiros do Ayacucho e soltou a bomba no canto esquerdo do goleiro para balançar as redes novamente: 4 a 0.
O Grêmio voltou para o segundo tempo com Cortez no lugar de Diogo Barbosa e seguiu com domínio total do jogo. Em alguns momentos, por exagerar nas individualidades, os jogadores gremistas perdiam oportunidades de um lance melhor. Aos 10, Pinares não foi fominha e serviu Ferreira, que bateu colocado, mas mandou para fora de dentro da área peruana.
Renato mexeu mais duas vezes na equipe antes dos 20 minutos com Isaque e Guilherme Azevedo entrando nos lugares de Maicon e Alisson.
A superioridade gremista seguiu, mas uma falha de Vanderlei custou caro em um dos raros ataques do Ayacucho. O goleiro saiu novamente mal em um escanteio e Quina aproveitou para mandar para o gol vazio e descontar.
Grêmio teve noite de rachão para dar confiança ao grupo
Leia a coluna completa
O jogo chegou a ter momentos de nervosismo com atletas dos dois times trocando empurrões antes do Grêmio chegar ao quinto gol com o garoto Guilherme Azevedo. Ele recebeu na entrada da área, cortou o marcador e chutou forte para balançar as redes. Antes do apito final, Diego Souza ainda marcou o seu terceiro gol na partida e definiu o placar de 6 a 1 para o Grêmio.
FICHA TÉCNICA
Libertadores – Fase preliminar - 10/3
GRÊMIO
Vanderlei; Vanderson, Paulo Miranda, David Braz e Diogo Barbosa (Cortez, INT); Matheus Henrique (Lucas Silva, 35’/2ºT) e Maicon (Isaque, 17’/2ºT); Alisson (Guilherme Azevedo, 17’/2ºT), Pinares (Thaciano, 29’/2ºT) e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi
AYACUCHO
Cavallotti; Salazar (Lavandeira, 35’/2ºT), Carlos Beltrán, Quina e Mendieta (Joaquín Aguirre, 46’/2ºT); Posito (Regalado, INT), Paucar (Aoki, INT), Firpo e Leandro Sosa; Ardiles (Villamarín, 26’/2ºT) e Othoniel Arce. Técnico: Walter Fiori
GOLS: David Braz (G), aos 3min, Ferreira (G), aos 27min, Diego Souza (G), aos 32min, e aos 40min do 1º tempo; Quina (A), aos 27min , Guilherme Azevedo, aos 33min, Diego Souza (G), aos 40min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Matheus Henrique (G); Salazar, Mendieta (A)
ARBITRAGEM: Augusto Aragon, auxiliado por Byron Romero e Andres Tola (trio equatoriano).
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Próximo jogo
Sábado, 13/3 - 18h
Esportivo x Grêmio
Montanha dos Vinhedos - Gauchão (4ª rodada)