O Grêmio começou a Libertadores 2021 com o pé direito. David Braz, Ferreira, Diego Souza (três vezes) e Guilherme Azevedo garantiram a goleada por 6 a 1 sobre o Ayacucho, do Peru, nesta quarta-feira (10), na Arena. O placar maiúsculo encaminhou a vaga na terceira fase preliminar.
O Tricolor pode perder por até quatros gols de diferença, ou por cinco, desde que marque mais de um gol no jogo da volta, na próxima terça (16), em Quito, no Equador. Dentro de campo, o Grêmio poderá escalar um time misto ou até inteiramente reserva. O presidente Romildo Bolzan adiantou, em coletiva, que pretendia dar férias aos principais jogadores caso o primeiro resultado encaminhasse classificação.
Em caso de placar igual na volta, a disputa vai para os pênaltis. O saldo de gol fora de casa conta como critério de desempate, logo, um gol gremista no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador, obriga os peruanos a marcarem sete para conquistar a classificação nos 90 minutos.
O segundo jogo está marcado para o Equador por conta das restrições impostas pelo governo peruano para combater a pandemia de coronavírus. Brasileiros não podem desembarcar em voos no país vizinho, então Grêmio e Ayacucho irão até a capital equatoriana realizar o confronto decisivo.
O cenário para o Grêmio
- Vitória, empate ou derrota por até quatro gols de diferença: Grêmio classificado
- Derrota por cinco gols de diferença, marcando ao menos um gol: Grêmio classificado
- Derrota por 6 a 1: pênaltis
- Derrota por 5 a 0 ou seis gols de diferença: Ayacuho classificado