Rafinha será jogador do Grêmio. O lateral-direito de 35 anos acertou com o clube na tarde do último sábado (27) e desembarca neste domingo (28) em Porto Alegre para realizar exames médicos e assinar contrato até o final de 2021.
O lateral está há 53 dias livre no mercado. O jogador se despediu do Olympiacos-GRE no dia 2 de fevereiro e tomou uma decisão: gostaria de retornar ao Brasil. O seu plano inicial era jogar no Flamengo, clube com quem já tinha um acerto verbal. Por isso, ele voltou da Europa e fixou-se na capital carioca.
A partir daí, começaram as negociações do estafe do atleta com os cariocas. Foram mais de 40 dias de conversas, entre idas e vindas. Enquanto isso, Rafinha trabalhava sob os cuidados do preparador Flávio Velasco e realizava treinamentos individuais nas praias cariocas. Entre corridas e trabalhos com bola, o jogador era assediado por flamenguistas e dizia que o acerto dependia muito mais do clube do que propriamente dele.
No último dia 20, o Flamengo divulgou uma nota oficial anunciando a desistência da contratação do jogador. O jogador ficou surpreso. Afinal, ele já havia recebido ligações dos gremistas, além de São Paulo e Atlético-MG, e avisado que a prioridade era o Fla. Nos bastidores, o Grêmio descartava com veemência o interesse. Até que Romildo Bolzan Júnior concedeu uma entrevista.
No último dia 22, o presidente do Tricolor descartou a contratação deste atleta. O mandatário elogiou o currículo do jogador, mas afirmou que o perfil dele não se enquadrava no momento atual do clube. Aí foi a vez de Renato Portaluppi entrar em campo.
O treinador gremista conversou por telefone com o presidente durante a última semana sobre reforços e o nome de Rafinha foi debatido mais de uma vez. Romildo explicou a decisão institucional, que inclusive havia sido debatida com os demais membros do Conselho de Administração. O dirigente parecia irredutível.
Na última sexta (26), Renato retornou a Porto Alegre e conversou pessoalmente com o presidente. Até que ele cedeu. o treinador conseguiu convencê-lo de que podia tirar o máximo do atleta e fazer Rafinha render como titular. Durante o sábado, uma reunião virtual entre Carlos Amodeo, CEO do clube, e o ex-jogador Lincoln, empresário do atleta, selou o negócio.
Rafinha estava em casa, no Rio de Janeiro, em uma reunião com amigos pessoais. Por telefone, foi avisado que os detalhes tinham sido acertados e seu destino estava definido: ele jogaria no Grêmio.
O defensor desembarca em Porto Alegre ainda neste domingo (28) e será anunciado após a partida contra o Pelotas, às 21h, na Arena. O presidente Romildo, aliás, deve conceder uma entrevista coletiva para explicar a contratação.