O Grêmio tem interesse em Rafinha. O lateral-direito está livre no mercado após atuar no Olympiakos-GRE e quer retornar ao Brasil. No entanto, por conta da sua boa relação e títulos conquistados com Jorge Jesus em 2019, o jogador deu prioridade ao Flamengo para acertar o retorno.
Os gremistas ligaram para o estafe do jogador e gostaram do que ouviram. Rafinha gosta da ideia de jogar em Porto Alegre com Renato Portaluppi, mas deu sua palavra ao Flamengo. O lateral inclusive já deu entrevistas para a imprensa carioca confirmando as conversas desde o início do ano. Entretanto, passaram-se dois meses e não houve acerto.
Os cariocas esbarraram nas luvas. A diretoria rubro-negra quer pagar este valor somente em 2022 ao atleta. O jogador gostaria que elas fossem diluídas no seu salário. A "novela" se estende há mais de mês e os gremistas resolveram sondar a situação.
Rafinha é empresariado por Rafael Scheidt, ex-jogador do Grêmio. Os tricolores já sabem que o atleta de 36 anos gostaria de acertar um de seus últimos contratos e toparia assinar um vínculo de apenas uma temporada. Além disso, o ex-Bayern de Munique gostaria de encerrar a carreira no Coritiba. Assim, ele jogaria em um outro clube brasileiro na temporada 2021 enquanto aguarda o clube de seu coração retornar para a primeira divisão.
A transação é difícil e cheia de meandros. Além do time gaúcho não ter a "prioridade" na negociação, Atlético-MG, Palmeiras e São Paulo também aguardam o fim do trâmite com os flamenguistas para avançar por ele. A concorrência é pesada, mas Renato pediu a contratação de um lateral-direito na atual temporada e o nome de Rafinha agrada muito o treinador.