Cobiçado pelo mercado europeu, como já admitiu o presidente Romildo Bolzan Júnior, o atacante Pepê deverá ter seu destino definido nos próximos dias. A janela de transferências na Europa já está aberta em alguns países e no dia 5 os clubes portugueses também poderão contratar.
E Portugal parece ser o destino do jogador de 23 anos, que foi revelado pelo Foz do Iguaçu-PR, que é detentor de 30% de seus direitos econômicos. Os outros 70% são do Grêmio.
— Eu acredito que o valor que vem sendo citado (15 a 20 milhões de euros) não é o que será negociado. O Grêmio é um bom negociador, e eu acredito muito no Romildo Bolzan, tenho certeza de que ele irá conseguir números similares aos do Cebolinha (Everton), cerca de 25 milhões de euros. Eu já ouvi dele, algumas vezes, de que não venderia por menos de 25 milhões de euros — disse Arif Osman, presidente do Foz do Iguaçu, em entrevista ao programa Sábado Esporte, da Rádio Gaúcha.
Na verdade, Everton foi negociado para o Benfica por 20 milhões de euros. De qualquer forma, segundo o dirigente do clube paranaense, que trouxe Pepê para Porto Alegre em abril de 2016, os valores de uma futura negociação do atacante são inimagináveis para os padrões do clube, que foi rebaixado para a segunda divisão estadual em 2019 e, que por ter pedido licença no começo de 2020, foi rebaixado para a terceira divisão.
— Esses números são fantásticos e transformariam o Foz de um clube pequeno em um clube de médio porte para cima. Este dinheiro com certeza nos daria a condição de sonhar com três a cinco anos espetaculares, disputando títulos e conquistando vagas em campeonatos brasileiros — projeta Osman.
Arif Osman diz confiar muito no poder de negociação de Romildo Bolzan.
— O Romildo é um negociador de extrema qualidade e algumas vezes em que conversamos, ele deixou transparecer isso de que não seria um valor menor que o do Cebolinha. Então estamos aguardando ansiosos esta proposta de que pode ser do Porto, do Real Madrid, do Shakhtar, do clube da Rússia (Zenit) e deve ser bom para o Grêmio, para o Foz, o Pepê, os empresários dele. Se for 18 ou 25 (milhões), são valores fantásticos para um clube como o Foz do Iguaçu — comentou o dirigente, que garante ter certeza de que quando a proposta oficial chegar ao Grêmio ele será informado.
O principal interessado em Pepê é o Porto-POR. Em entrevista ao jornal português Record, o técnico da equipe lusitana, Sérgio Conceição chamou o jogador de "fantástico" ao analisá-lo, assim como o também brasileiro Hulk, livre no mercado e que negocia seu retorno ao clube. Com contrato até dezembro de 2024, o atacante tem multa rescisória de 150 milhões de euros (R$ 945 milhões).