Destaque do Grêmio desde a saída de Everton para o Benfica, Pepê pode ser o próximo jogador a deixar a Arena rumo à Europa. O camisa 25 tem sido alvo constante de propostas e sondagens de empresários ligados a clubes europeus.
A última notícia é de que o todo poderoso Real Madrid estaria observando o jogador que em 2020 fez 46 jogos e marcou 14 gols. A informação foi divulgada pelo repórter do SporTV André Hernan. Segundo ele, os espanhóis acompanham o jogador desde o torneio Pré-Olímpico que disputou pela seleção brasileira, em fevereiro de 2020.
— A rigor não tem nada para avaliar. Nós não temos nada concreto, nenhuma consulta. Nós tivemos consulta na janela passada e negamos o encaminhamento de uma negociação. Se isso vai acontecer novamente agora, eu não sei, mas tem que examinar. O Grêmio vai fazer um empenho danado para manter os jogadores ao menos até o final da Copa do Brasil — afirmou o presidente Romildo Bolzan Junior, em conversa com a reportagem de GZH nesta quinta-feira (31).
Com contrato até 2024, o jogador que irá completar 24 anos em fevereiro também já foi alvo do futebol inglês. Em setembro, o Wolverhampton chegou a conversar com o represante do atleta, mas o Grêmio não quis abrir tratativas até porque havia negociado Everton, e Pepê era considerado o substituto ideal.
— O que foi privilegiado naquele momento (janela passada) foi o aspecto técnico, porque o Grêmio tinha uma situação com a venda do Everton e não poderia vender dois jogadores da mesma posição naquele momento. Privilegiamos a capacidade de jogar e a solução financeira veio com a venda do Everton — relata Bolzan.
Segundo o presidente tricolor, a situação atual é distinta, mas a ideia é a manutenção de todo o elenco ao menos até a final da Copa do Brasil.
— Quando fizemos o raciocínio da permanência do Pepê, nós tínhamos a convicção e continuamos tendo de que ele era fundamental para termos perspectiva de vitória, de campeonato neste ano (temporada). Se por acaso tiver uma situação que não dê mais para sustentar, vamos ver o que acontece. Já temos jogadores que podem substituir, e isso é perfeitamente possível, mas nesse momento seria conjecturar demais porque não temos nada concreto para avaliar — comenta o dirigente.
O certo é que as portas não estão fechadas para futuros pretendentes. Outro clube europeu que já sondou o atacante foi o Porto, mas novamente a direção gremista não quis conversar. No começo deste mês, o jornal A Bola publicou uma entrevista com Romildo Bolzan que afirmou que a ideia é manter o jogador ao menos até fevereiro.
No vestiário do Morumbi, após a classificação para a final da Copa do Brasil, Pepê apareceu em um vídeo ao lado de Rodrigues em que dizia: "a minha parte eu já fiz", em resposta a uma fala do zagueiro que o empate diante do São Paulo teria sido a última dança (despedida) do atacante com a camisa gremista.
— Se tiver essa possibilidade de venda, a gente vai ter que avaliar. Nosso desejo não é vender neste momento, mas é um jogador, que pelas informações que nos chegam, é extremamente cobiçado, bem avaliado no cenário europeu — afirma o presidente Romildo Bolzan Junior.
O Grêmio é dono de 70% dos direitos econômicos do atleta, que tem multa rescisória de 150 milhões de euros (R$ 952,5 milhões) . O Foz do Iguaçu detém os outros 30%. Com a camisa tricolor, Pepê já disputou 128 jogos e marcou 30 gols.