O bom momento de Pepê no ano pode representar a venda do jogador nos próximos meses, ainda antes da disputa da final da Copa do Brasil contra o Palmeiras (nos dias 3 e 10 de fevereiro). Assim, cria-se uma lacuna no time titular do Grêmio para o restante da temporada de 2020 e também para 2021, com o início do Gauchão e para a continuidade. Opções para o técnico Renato Portaluppi não faltam, mas ele precisará pensar em quem será a melhor opção para preencher a vaga na ponta esquerda gremista.
Ao contrário de outras saídas, como a de Pedro Rocha, que já tinha Fernandinho e Everton como alternativas mais prontas, e até mesmo a de Cebolinha, que já tinha o próprio Pepê esperando uma oportunidade, agora a situação é um pouco diferente.
Ainda que existam nomes, existe uma incerteza sobre quem seria o eleito para se tornar titular. Ferreira, que tem entrado com frequência na equipe e seria o favorito, alternando com Luiz Fernando, é considerado um jogador que está em processo de lapidação pelo treinador gremista.
— Ainda estamos lapidando, ainda é um jogador verde. Ele tem características de qualidade, mas tem jogos e jogos para ele começar. Quando entra, entra sempre bem. Constrói com gás e com perna — disse Renato após a vitória contra o São Paulo, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
Conheça as alternativas no elenco principal para uma eventual saída de Pepê
Luiz Fernando
Com a ausência de Alisson, que vinha se recuperando de lesão, o camisa 33 gremista vinha disputando com Ferreira a vaga no time titular e era a opção mais utilizada por Renato Portaluppi.
Emprestado pelo Botafogo, o jogador se destaca pelo drible contra os marcadores. Por já ter jogado a Copa do Brasil pelos cariocas, não pode atuar na competição. Já fez 24 jogos e tem apenas um gol com a camisa gremista (contra o Coritiba).
Ferreira
Depois de todo imbróglio envolvendo a sua renovação de contrato no começo do ano, o jogador assinou um novo vínculo com o Tricolor até 2023, foi reintegrado ao elenco gremista e se tornou quase um 12º jogador de Renato Portaluppi.
Aos 23 anos, Ferreira tem entrado durante os jogos, usando sua velocidade para vencer os adversários, normalmente mais cansados nas partidas. É o jogador que mais se assemelha às características de Pepê, mesmo que ainda esteja um pouco distante de atender todos os requisitos que deseja o técnico gremista, que por vezes afirma estar em processo de lapidação do jogador.
O camisa 47 já fez 29 jogos em 2020 e marcou quatro gols (contra o Guaraní-PAR pela Libertadores, contra o Palmeiras e Athletico-PR pelo Brasileirão e contra o Pelotas no Gauchão).
Everton
Envolvido na troca com o São Paulo por Luciano, o camisa 11 chegou a Porto Alegre em agosto, logo que o futebol voltou após parada em pela pandemia de coronavírus. Contratado para ser o principal nome a brigar com Pepê pela vaga de titular no lugar de Everton Cebolinha, não conseguiu manter regularidade e foi preterido por outros jogadores, como Ferreira e Luiz Fernando.
Recentemente, voltou a receber oportunidades de Renato Portaluppi, mas ainda não conseguiu ser o reforço que o Grêmio desejava quando o contratou. Fez apenas um gol nas 20 partidas que fez com a camisa tricolor (no jogo de ida da final contra o Caxias no Gauchão).
Guilherme Azevedo
Com 19 anos, subiu para o elenco profissional na temporada de 2020. Ganhou algumas oportunidades ao longo do ano, entrando em partidas da Libertadores e também sendo opção em jogos do Brasileirão.
Alternou momentos no time principal e fez alguns jogos no time de transição gremista, treinado por Thiago Gomes, no Brasileirão de Aspirantes, onde marcou dois gols. Assim como Ferreira, é um jogador extremamente veloz e que tem como principal característica o drible e o confronto 1 contra 1. Em novembro de 2020, renovou o contrato com o Grêmio até dezembro de 2024, recebendo uma valorização salarial.
E quem da base pode surgir no elenco principal?
Elias
Um dos principais destaques da base gremista na temporada de 2020 foi o atacante titular na equipe de transição do Tricolor. Depois de chamar atenção de todos na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, quando o Grêmio foi vice-campeão, o jogador de 19 anos continuou sua boa fase no Brasileirão de Aspirantes, sendo, até o momento, o artilheiro da competição, com oito gols. Mesmo se Pepê permanecer, pode aparecer no elenco de Renato Portaluppi.
Recentemente, renovou seu contrato até o final de 2024. O jovem de 19 anos terá multa rescisória de 100 milhões de euros (R$ 630,19 milhões) e chegou a ser inscrito na Libertadores de 2020, mas acabou não sendo utilizado.
Léo Pereira
O garoto de 20 anos chegou ao Tricolor neste ano e tem contrato de empréstimo com o clube gaúcho até o fim de 2021. O atacante já fez parte do elenco profissional do Corinthians. No início deste ano, disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Corinthians, eliminado na semifinal pelo Inter.
Tem características de atacante de lado, usando muito sua velocidade e intensidade. Teve destaque na disputa do Brasileirão de Aspirantes com o Tricolor, fazendo 14 partidas.
Thayllon
Com apenas 19 anos de idade, o ponta já figurava no elenco profissional do São José. Disputou Gauchão, Copa do Brasil e Série C neste ano. Chegou cedido por empréstimo até o fim de 2021.
É considerado um jogador com características muito semelhantes aos jogadores que o Grêmio possui pelo lado de campo. Consegue alternar o ritmo, tanto recebendo a bola como atacando os espaços. Tem como forte o um contra um, é muito agressivo e sempre dribla procurando o gol e a finalização.