O Grêmio disputou 62 partidas na temporada até agora. Maicon esteve em campo ao menos por alguns minutos exatamente na metade. O camisa 8 disputou 31 jogos entre 2020 e o início de 2021. Com ele, o Tricolor venceu 18 partidas, empatou oito e perdeu cinco — aproveitamento de 67%. Sem ele, o time do técnico Renato Portaluppi venceu 15, empatou 12 e perdeu quatro — aproveitamento de 61%. Os números mostram que, apesar dos 35 anos, o jogador ainda é importante para a equipe.
Na partida contra o Palmeiras, na sexta-feira (15), Maicon voltou a jogar depois de mais de um mês afastado dos gramados para se recuperar de uma lesão na panturrilha. Entrou aos 34 minutos do segundo tempo e foi importante na melhora gremista no final da partida. Mas, afinal, ele rende mais quanto começa e é substituído, quando atua toda a partida ou quando entra no decorrer do jogo?
Pelos números, o melhor rendimento de Maicon é quando inicia e joga até onde o fôlego permite. Foi assim na maioria das partidas que fez nesta temporada. Em 21 jogos, ele saiu ao longo dos 90 minutos. Foram 14 vitórias, seis empates e apenas uma derrota — 76% de aproveitamento. Além disso, marcou três gols.
— Maicon jogou 31 partidas na temporada e disputou apenas cinco completas, sendo a última em fevereiro. Isso mostra que a estratégia de Renato, quando utiliza Maicon, tem sido por começar com ele e substituí-lo no decorrer da partida. Maicon é fundamental na equipe, em condições é titular indiscutível, porém, como ainda não está em 100%, a sua utilização precisa ser dosada de maneira cuidadosa. Ao meu ver, a melhor opção para o Grêmio é sempre que possível começar com ele e avaliar quanto tempo o camisa 8 suporta em campo — diz o jornalista Filipe Gamba, colunista de GZH.
De fato, Maicon jogou os 90 minutos em apenas cinco partidas na temporada — todas pelo Campeonato Gaúcho. A última, a derrota por 2 a 1 para o Aimoré, no Cristo Rei, em 9 de fevereiro de 2020. Com ele durante todo o jogo em campo, foram três vitórias e duas derrotas. Já entrando ao longo do jogo, também foram cinco partidas, com duas vitórias, um empate e duas derrotas.
— O Grêmio não pode mais contar com Maicon como antes, mas ainda precisa dele. A prova foi o empate com o Palmeiras. Ele entrou e, em 15 minutos, o Grêmio construiu para empatar. Vai depender da estratégia de cada jogo. Em tese, é melhor com o adversário mais desgastado e mais espaços para ele criar e se movimentar — entende o comentarista Diogo Olivier, colunista de GZH.
Confira os números de Maicon:
NA TEMPORADA
- 31 jogos
- 18 vitórias
- 8 empates
- 5 derrotas
- 3 gols
QUANDO JOGOU DURANTE OS 90 MINUTOS
- 5 jogos
- 3 vitórias
- 2 derrotas
QUANDO FOI SUBSTITUÍDO
- 21 jogos
- 14 vitórias
- 6 empates
- 1 derrota
- 3 gols
QUANDO ENTROU NO DECORRER DO JOGO
- 5 jogos
- 2 vitórias
- 1 empate
- 2 derrotas