Na prévia da final da Copa do Brasil, o Grêmio ficou devendo desempenho na maior parte do jogo, mas compensou com a insistência para buscar o empate de 1 a 1 com o Palmeiras na noite desta sexta-feira em São Paulo. O time paulista saiu na frente com Raphael Veiga no primeiro tempo, de grande domínio dos mandantes, enquanto Diego Souza igualou no final.
Com o resultado, o time gaúcho foi a 50 pontos e ingressou, ao menos momentaneamente, no G-4 do Brasileirão. O Tricolor precisa que o Flamengo seja derrotado pelo Goiás na segunda-feira para permanecer no grupo dos quatro primeiros.
Com Lucas Silva suspenso e Maicon voltando de lesão, o técnico Renato Portaluppi optou por escalar Thaciano ao lado de Matheus Henrique e Jean Pyerre no meio-campo, deixando Darlan no banco. No Palmeiras, o português Abel Ferreira mandou a campo uma equipe mista. O time que iniciou a partida tinha cinco mudanças em relação ao que enfrentou o River Plate pela Libertadores, na terça-feira.
Mas parecia que o Palmeiras estava com time completo. A equipe de Abel Ferreira pressionou o Grêmio e foi amplamente superior durante todo o primeiro tempo. Logo com 30 segundos, após uma bola perdida por Jean Pyerre no meio-campo, Breno Lopes saiu na cara de Vanderlei, que fez uma bela defesa para impedir o 1 a 0.
O Palmeiras voltou a chegar com perigo aos 11 minutos em cruzamento fechado de Marcos Rocha. A partir daí foi uma série de situações. Antes de balançar as redes, o time paulista acertou a trave em três oportunidades. A mais clara foi de Rony, aos 22. Completamente sozinho após cruzamento de Breno Lopes, ele tentou tirar de Vanderlei, mas exagerou. Willian, de fora da área, e Breno Lopes, em chute cruzado, acertaram o poste.
Diego Souza alcança o topo da artilharia da temporada brasileira
CONFIRA NA COLUNA
A pressão alviverde se transformou em vantagem no placar aos 32 minutos e foi em um lance que exemplificou a diferença de intensidade dos dois times. A bola parecia ser mais de Rodrigues, mas Willian deu o carrinho e ficou com ela. O camisa 29 cruzou para a área, que tinha mais jogadores palmeirenses do que gremistas. A bola passou por Viña e Rony, mas Raphael Veiga não perdoou. Ele chutou, Vanderlei até tocou na bola, mas não conseguiu evitar o gol que o Palmeiras merecia ter feito antes.
Só após o gol que o Grêmio conseguiu sair um pouco do seu campo. Aos 37, Alisson chutou de fora da área e Weverton mandou para escanteio. O Palmeiras voltou a ameaçar com Willian, que parou em mais uma defesa de Vanderlei, o único jogador gremista que se salvou no primeiro tempo.
Mesmo com a atuação ruim, Renato não fez nenhuma mudança no intervalo. Sem trocas, o Grêmio demonstrou, pelo menos, uma postura mais agressiva no começo do segundo tempo. A melhora, porém, não foi suficiente para levar perigo a Weverton, que apenas trabalhou sem muita dificuldade em chute de fora da área de Pepê aos 5.
O Palmeiras, menos ofensivo do que no primeiro tempo, quase foi letal em sua primeira chegada. Aos 20, Viña cruzou para Rony, que encontrou Willian no meio da área. Ele finalizou de voleio e Vanderlei fez uma grande defesa para impedir o segundo gol. O goleiro gremista trabalhou na sequência novamente em chute de Willian.
Renato decidiu fazer a primeira troca apenas aos 26 minutos. O chileno Pinares entrou no lugar de Thaciano. Nome minutos depois, Luiz Fernando e Maicon foram chamados para os lugares de Alisson e Matheus Henrique, que deixou o campo mancando.
E as trocas surtiram efeito. Em uma jogada que envolveu Maicon e Luiz Fernando, o atacante cruzou para Diego Souza, que foi letal. O centroavante apareceu na área e cabeceou para empatar o jogo. Nos acréscimos, Diego Souza quase virou. Ele bateu uma falta com perfeição e Weverton fez uma grande defesa para manter o 1 a 1.
BRASILEIRÃO — 30ª RODADA — 15/1/2021
PALMEIRAS (1)
Weverton; Marcos Rocha (Mayke, 42’/2ºT), Luan, Alan Empereur (Kuscevic, 23’/2ºT) e Matías Viña; Emerson Santos, Zé Rafael; Breno Lopes, Raphael Veiga (Lucas Lima, 34’/2ºT), Willian (Gustavo Scarpa, (Lucas Lima, 34’/2ºT); Rony (Luiz Adriano, 23’/2ºT)
Técnico: Abel Ferreira
GRÊMIO (1)
Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique (Maicon, 34’/2ºT), Thaciano (Pinares, 26’/2ºT); Alisson (Luiz Fernando, 34’/2ºT), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza
Técnico: Renato Portaluppi.
GOLS: Raphael Veiga (P), aos 32min do 1º tempo; Diego Souza (G), 24min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Breno Lopes, Lucas Lima Marcos Rocha (P); Kannemann (G)
ARBITRAGEM: Bruno Arleu de Aráujo, auxiliado por Miguel Correia e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha. VAR: Rodrigo Nunes de Sá (quarteto fluminense).
LOCAL: Arena Palmeiras, em São Paulo
PRÓXIMO JOGO
QUARTA-FEIRA, 20/1 — 19H15MIN
GRÊMIO X ATLÉTICO-MG
ARENA — BRASILEIRÃO (31ª RODADA)