O Grêmio tem um grande objetivo para a última semana do ano: obter a classificação para a sua nona final de Copa do Brasil. Em vantagem no confronto de semifinal com o São Paulo após a vitória de 1 a 0 na Arena, o time de Renato Portaluppi pode ter o reforço de Alisson para a volta no Morumbi, amanhã. O atacante atuou os 90 minutos diante do Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, e se credenciou a ficar com a vaga no setor direito do ataque gremista.
A dúvida sobre a presença de Alisson ocorre por conta do ritmo de jogo. O camisa 23 estava ausente dos gramados desde 17 de outubro, quando sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo esquerdo justamente diante do São Paulo, pelo primeiro turno do Brasileirão. No jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, ele ficou no banco e não foi utilizado. A seu favor está o fato de ter aguentado atuar o tempo todo contra o Atlético-GO, quando teve o desempenho elogiado por Renato Portaluppi.
— Ele voltou muito bem, agrega muito no grupo, é um jogador inteligente. O importante é que ele não sentiu a lesão, que foi séria, e eu tenho mais uma opção — avaliou o treinador após a vitória gremista por 2 a 1, deixando em dúvida a titularidade de Alisson no Morumbi.
Comentarista da Rádio Gaúcha na partida, Rafael Colling acredita que Alisson tenha mostrado que está pronto para recuperar ser lugar na equipe tricolor.
— Para quem estava parado há mais de dois meses, Alisson surpreendeu no domingo ao jogar toda a partida. Mostrou estar em condições para o jogo decisivo do Morumbi. Está bem fisicamente e, inclusive, foi escolhido o melhor em campo, por unanimidade, na transmissão da Rádio Gaúcha. Diante disso, penso que deve sair jogando, pois é o atleta que mais se enquadra naquilo que Renato quer diante do qualificado adversário que o Grêmio tem pela frente — analisa Rafael Colling.
Renato Portaluppi tentará manter a escalação em segredo até momentos antes do enfrentamento com o São Paulo. Como Luiz Fernando e Pinares não estão inscritos na Copa do Brasil, Thaciano e Ferreira são as alternativas para o setor. O primeiro, escalado na Arena, é nome mais forte para iniciar no Morumbi caso Renato opte por deixar Alisson no banco.
— O Grêmio ideal para enfrentar o São Paulo passa pelas condições de Alisson e como o jogador irá reagir depois de ter disputado na íntegra o jogo de domingo. Em condições, não resta dúvida de que ele deverá atuar aberto pela direita. Caso o Alisson não tenha condições de iniciar, acredito que Renato repetirá a estratégia da semana passada e começará com Thaciano — projeta o colunista de GZH Filipe Gamba.
Preocupação com o meio-campo do São Paulo
A escalação de Thaciano na Arena foi uma surpresa de Renato Portaluppi já que meia não iniciava uma partida na função de extrema pelo lado direito desde o Gauchão, em julho. A justificativa do treinador foi a necessidade de dar um maior apoio ao meio-campo, setor forte do São Paulo. Em razão disso, há a possibilidade de Lucas Silva ganhar a vaga de Darlan por ser um volante com maior poder de marcação. Contra o Atlético-GO, os dois atuaram juntos já que Matheus Henrique foi poupado e entrou apenas na reta final do jogo.
O narrador da Rádio Gaúcha Marcelo De Bona avalia que Darlan não teve um bom desempenho no final de semana, mas defende sua permanência no time.
— Por mais que o Darlan não tenha ido bem contra o Atlético-GO, não vejo razões para mudar a dupla de volantes que colocou o Grêmio no melhor padrão na temporada — observa.
A possibilidade de uma formação com três volantes — com Jean Pyerre saindo da equipe nesse caso — também não é bem vista.
— Considero cautela exagerada jogar com três volantes. Grêmio ficará previsível do meio para a frente, apostando em contra-ataques com Pepê. O Grêmio se acostumou a jogar, vencer e até ganhar títulos importantes no 4-2-3-1, e deve manter o esquema para ter mais condições de, também, incomodar o São Paulo ofensivamente — completa Rafael Colling.
Com a vitória de 1 a 0 na Arena, o Grêmio precisa apenas de um empate no Morumbi para avançar para a final da Copa do Brasil. Qualquer triunfo por um gol de diferença do São Paulo leva a decisão para os pênaltis. Os paulistas só garantem a vaga no tempo normal se vencerem por, pelo menos, dois gols de diferença.
Na Marca do Pênalti
Quem deve começar no Morumbi: Thaciano, Ferreira ou Alisson?
Filipe Gamba, colunista de GZH: Alisson
O Grêmio ideal para enfrentar o São Paulo passa pelas condições de Alisson e como o jogador irá reagir até amanhã depois de ter disputado na íntegra o jogo de domingo contra o Atlético-GO. Com Alisson em condições, não resta dúvida de que ele deverá atuar aberto pela direita. É a melhor opção levando-se em consideração que Renato ainda não considera Ferreira um jogador pronto. No futuro, será Ferreira o dono do setor, para muitos já deveria ser. Como a avaliação interna ainda recomenda cautela com relação a uma possível titularidade, Ferreira passa a ser uma alternativa para o segundo tempo, assim como ocorreu na Arena. Caso Alisson não tenha condições de iniciar, acredito que Renato repetirá a estratégia da semana passada e começará com Thaciano.
Leonardo Oliveira, colunista de GZH e comentarista da Rádio Gaúcha: Alisson
Alisson é o melhor nome para o momento. Mostrou contra o Atlético-GO que está recuperado da lesão no tornozelo e que pode dar ao time de Renato a combatividade que o meio-campo necessita nesse jogo tático que terá contra um São Paulo extremamente criativo nesse setor. Thaciano é um jogador voluntarioso e que ajuda em qualquer função do lado direito e do meio. Mas fica nisso. A decisão requer mais. E Alisson já mostrou, em jogos decisivos, como contra Estudiantes e Palmeiras, que sabe como atuar nesse tipo de partida.
Adroaldo Guerra Filho, o Guerrinha, colunista de GZH e comentarista da Rádio Gaúcha: Thaciano
Eu não tenho dúvida de que o Alisson é o jogador mais talhado para ser o titular do lado direito da linha de três meias, mas esse é um jogo completamente diferente. É um jogo em que Grêmio precisa acima de tudo não perder e, para isso, terá de controlar o meio-campo. O Thaciano deve começar o jogo, mas vejo o Alisson como uma bela opção, principalmente se a gravata apertar.