Diego Souza e Brenner, atacantes de Grêmio e São Paulo respectivamente, chegam a partida da próxima quarta-feira (30) pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil empatados em números de gols na temporada de 2020. Tanto o camisa 29 do Tricolor gaúcho quanto o centroavante do time paulista já marcaram 22 vezes no ano e podem decidir o confronto para um dos lados.
— Brenner é um garoto que o Diniz vem trabalhando e se destaca. Tem um futuro brilhante pela frente. Diego Souza já é mais experiente, e ambos tem 22 gols na temporada. Brenner é importante para o SPFC da mesma forma que o Diego Souza é importante para a gente — afirmou Renato Portaluppi após a vitória do Grêmio contra o Atlético-GO no último domingo.
Diego chegou ao Grêmio no início da temporada a pedido do técnico gremista sob desconfiança em virtude das suas últimas amostragens e também de sua idade. O camisa 29 assumiu a posição até então carente e se mostrou um centroavante confiável para o elenco tricolor. Do alto dos seus 35 anos, vai para sua 44ª partida em 2020, com uma média de 0,51 gol a cada jogo.
O centroavante começou o ano sendo o artilheiro do Gauchão com nove gols marcados, um deles contra o Inter na semifinal do primeiro turno da competição. Além disso, anotou contra o Caxias, duas vezes contra o Novo Hamburgo, Ypiranga, São Luiz, Juventude, Aimoré e Esportivo.
No Brasileirão, é o vice-artilheiro gremista na competição com sete gols, um a menos que Pepê. Diego marcou contra o Fluminense, Fortaleza, Santos, Botafogo, Ceará e duas vezes contra o Vasco. Pela Copa do Brasil, já marcou quatro vezes, três contra o Cuiabá e o gol contra o São Paulo, que deu a vantagem para o tricolor gaúcho na semifinal. Os outros dois gols do centroavante foram na Libertadores, nos empates em 1 a 1 na Arena contra o América de Cali e contra o Santos.
Jovem de 20 anos, Brenner vive uma realidade um pouco de Diego Souza na temporada. Depois de ser emprestado pelo São Paulo para o Fluminense em 2019, o jogador ganhou a confiança de Fernando Diniz e se tornou titular indiscutível do tricolor paulista, deixando, inclusive, o centroavante Pablo no banco de reservas. Em 37 jogos, marcou 22 gols, com média de 0,59 gol por partida.
Artilheiro do São Paulo no ano, o atacante já tem 11 gols no Brasileirão, tendo marcado três vezes contra o Fluminense, duas vezes contra o Botafogo, Goiás e Atlético-GO, e uma vez contra o Flamengo e o Corinthians.
Brenner também é um dos artilheiros da Copa do Brasil, mesmo tendo entrado apenas na fase de oitavas de final. Ele já fez seis gols (dois contra o Flamengo nas quartas de final e quatro contra o Fortaleza nas oitavas). Apesar das eliminações prematuras do São Paulo na Libertadores e na Sul-Americana, ele acumula dois gols em cada competição, Binacional e LDU e Lanús respectivamente. Pelo Paulistão, marcou apenas uma vez, contra o Grêmio Novorizontino.
Confira os números
Diego Souza - 35 anos
- 22 gols - 2 na Libertadores (Santos e América de Cali), 7 no Brasileirão (2x Vasco, Ceará, Botafogo, Santos, Fortaleza e Fluminense) 9 no Gauchão (Caxias, Novo Hamburgo 2x, Ypiranga, São Luiz, Juventude, Inter, Aimoré e Esportivo) e 4 na Copa do Brasil (3x Cuiabá e São Paulo)
- 43 jogos
- média de 0,51 gol por jogo
Brenner - 20 anos
- 22 gols - 2 na Sul-Americana (2x Lanús), 2 na Libertadores (Binacional e LDU), 11 no Brasileirão (3x Fluminense, 2x Botafogo, 2x Goiás, Flamengo, 2x Atlético-GO e Corinthians), 6 na Copa do Brasil (2x Flamengo, 4x Fortaleza) e 1 no Paulistão (Novo Horizontino)
- 37 jogos
- média de 0,59 gol por jogo