Sem Orejuela, lesionado desde a partida contra o Santos pela Libertadores, e com a preservação de Victor Ferraz, que vem sofrendo com dores musculares, restou a Renato Portaluppi promover a estreia do garoto Vanderson na equipe principal do Grêmio contra o Atlético-GO. O garoto de 19 anos atuou por 69 minutos até sentir câimbras e deixar o gramado da Arena.
Dentro de campo, teve participação em um dos gols do Tricolor. Ainda no primeiro tempo, cruzou uma bola dentro da área e o lateral-direito Dudu, do Atlético-GO, empurrou contra, abrindo o placar para o Grêmio, destacando uma das principais virtudes do jovem gremista.
— O que mais chama a atenção, sem dúvida alguma, é o cruzamento de extrema qualidade. Vejo muita dificuldade dos laterais brasileiros cruzarem da forma com que ele coloca a bola na área, com muita força e efeito. Além do cruzamento, é bastante participativo, joga sem medo e demonstrou ter personalidade e humildade. Se continuar assim, a tendência é evoluir bastante — ressalta Rafael Colling, comentarista da partida do último domingo.
Além da participação no primeiro gol gremista, o lateral-direito deu 56 toques na bola, fez uma interceptação, cortou três bolas, sofreu uma falta e tomou um cartão amarelo. Por outro lado, foi em cima dele que saiu o gol de empate do Atlético-GO no começo do segundo tempo. Gustavo Ferrareis se antecipou a ele e tocou de cabeça para vencer Vanderlei, mostrando uma certa fragilidade defensiva do jogador, mas nada que prejudique a evolução do atleta.
— Há pontos a serem desenvolvidos, claro, principalmente, nos aspectos defensivos. O gol de Ferrareis foi a partir de uma antecipação em cima de Vanderson. Mas é algo que se ensina, que se consegue evoluir. O mais difícil para um lateral, que é o cruzamento, ele tem. Ainda mais em um mercado escasso de laterais-direitos, é preciso saudar o surgimento de um jogador de qualidade nessa posição — salienta Leonardo Oliveira, comentarista da Rádio Gaúcha e colunista de GZH.
Caso Victor Ferraz não tenha condições de iniciar o jogo contra o São Paulo na próxima quarta-feira (30) em duelo válido pelo jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil, Vanderson pode ser uma das opções do treinador gremista para preencher a vaga na lateral-direita.