Ferreira vem buscando cada vez mais espaço no time do Grêmio. Em sua primeira temporada efetivamente no grupo profissional tricolor, o atacante tem 28 jogos disputados, quatro gols e uma assistência. Utilizado nos últimos nove jogos, sendo cinco iniciando como titular, aos 22 anos, o jogador vem lutando por uma vaga entre os 11 iniciais do técnico Renato Portaluppi.
Atualmente, Ferreira é uma alternativa de velocidade e de drible do técnico Renato Portaluppi para o segundo tempo. Das 28 aparições, 19 vezes o atacante veio do banco de reservas. O aproveitamento de gols marcados na temporada é idêntico de quando o atleta ingressa durante o jogo — dois gols — e de quando inicia — também dois gols.
Quando o assunto é drible, o atacante também tem ótimos números. No Campeonato Brasileiro, em 12 participações, Ferreira tem uma média de 1,9 drible bem sucedido por jogo. Já na Libertadores, são 2,7 dribles por partida, em seis aparições.
A título de comparação, recordamos o primeiro Brasileirão completo dos últimos atacantes revelados pelo Grêmio. Pedro Rocha e Everton subiram juntos ao profissional, em definitivo, em 2015. O primeiro teve mais oportunidades, em 34 jogos no campeonato nacional. Foi titular 25 vezes e marcou cinco gols. Já Cebolinha recebeu 14 oportunidades, sendo seis entre os 11 titulares e fez quatro gols.
O último a subir foi Pepê, hoje titular absoluto desde a saída de Everton para o Benfica. O primeiro Brasileirão foi em 2018. Com 20 jogos disputados, o jogador marcou dois gols e foi titular em sete oportunidades. É importante ressaltar que o Grêmio ainda tem mais 12 jogos para disputar no Campeonato Brasileiro, ou seja, o aproveitamento de Ferreira pode aumentar.
Confira os números das primeiras temporadas de Ferreira, Pedro Rocha, Everton e Pepê
Ferreirinha
- 2020
- 12 jogos (4 como titular e 8 como reserva)
- 6 vitórias
- 5 empates
- 1 derrota
- 2 gols marcados
- 1º gol no segundo jogo
- 36 minutos de média
Pedro Rocha
- 2015
- 34 jogos (25 como titular e 9 como reserva)
- 17 vitórias
- 7 empates
- 10 derrotas
- 5 gols marcados
- 1º gol no sétimo jogo
- 58 minutos de média
Everton Cebolinha
- 2015
- 14 jogos (6 como titular e 8 como reserva)
- 6 vitórias
- 3 empates
- 5 derrotas
- 4 gols marcados
- 1º gol no quarto jogo
- 44 minutos de média
Pepê
- 2018
- 20 jogos (7 como titular e 13 como reserva)
- 8 vitórias
- 6 empates
- 6 derrotas
- 2 gols marcados
- 1º gol no sétimo jogo
- 40 minutos de média
*Critério utilizado pela reportagem: Somente Campeonato Brasileiro e nas temporadas que atingiram no mínimo 10 jogos na competição.
*Gols: o primeiro gol de Ferreira como jogador profissional pelo Grêmio foi na temporada de 2019, contra o Cruzeiro, pela 37ª rodada do Brasileirão. Assim como Pepê que marcou pela primeira vez pelo Grêmio em 2017, contra o Atlético-MG, pela 38ª rodada da competição.