Além da disparada do São Paulo na liderança e da decolagem do Grêmio até o G-6 do Brasileirão, alguns nomes nas escalações titulares de ambas equipes mudaram nos dois meses que passaram desde o empate entre os tricolores. No 0 a 0 do Morumbi, em outubro, Alisson se lesionou e não atuou mais. Churín chegou nove dias depois e ocupou a vaga de Isaque como opção para o ataque, e deve estar no banco na Copa do Brasil. Do outro lado, o São Paulo ajustou peças entre o setor defensivo e de criação para despontar na tabela do Brasileirão.
Luciano, principal destaque da boa fase paulista, ainda se recupera de lesão na coxa e talvez não venha a Porto Alegre reencontrar a Arena. Tchê Tchê e Gabriel Sara disputam a vaga dele no time — ambos atuaram no confronto do primeiro turno. A mudança principal na escalação de Fernando Diniz é Daniel Alves.
O multicampeão já era titular desde a chegada de Diniz ao clube, mas contra o Grêmio jogou de lateral. Seu retorno ao meio de campo coloca Juanfran e Arboleda na zaga, outra alteração na equipe são-paulina em relação ao duelo do primeiro turno.
A escalação provável do São Paulo para a semifinal da Copa do Brasil tem Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan Silva, Daniel Alves, Tchê Tchê, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner. Luciano não treinou na segunda-feira (21) mas ainda há a chance de jogar. Entraria no lugar de Tchê Tchê.
Pelo Brasileirão, em 17 de outubro, o técnico Fernando Diniz escalou Tiago Volpi; Daniel Alves, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan Silva, Tchê Tchê, Gabriel Sara, Luciano e Igor Gomes; Brenner. Toró, Trellez, Paulinho Bóia e Vitor Bueno entraram no decorrer do segundo tempo.
Quem surgiu?
O Grêmio, por outro lado, não contava com Diego Souza, o artilheiro do ano, então suspenso. A zaga composta por Geromel e Kannemann estará em campo, mas não como no Morumbi. As recentes atuações do argentino pós convocação para a seleção tornam a previsão de desempenho incerta.
Ferreira é a grande novidade do time gaúcho em relação ao que empatou com o São Paulo pelo Brasileirão. O atacante aproveitará a lesão de Alisson e os empecilhos legais que barram Luiz Fernando e Cesar Pinares.
No meio, Darlan e Jean Pyerre assumiram a titularidade ao longo dos dois meses que separam os duelos de tricolores. Nos últimos jogos, no entanto, Renato tem dado minutos para Maicon e Lucas Silva. A tendência para a quarta é que ambos garotos comecem a partida.
Quem sumiu?
Na frente, Luiz Fernando e Isaque saem do time. O primeiro por não poder disputar a competição, o segundo por ter perdido espaço para Churín e Pinares — que é outro impedido de jogar por falta de inscrição.
Orejuela e Cortez, titulares no confronto de outubro, não devem ir para o jogo. O colombiano está lesionado e o canhoto campeão da Libertadores em 2017 vem sendo preterido por Diogo Barbosa. Paulo Miranda também surge como opção no setor depois de 35 dias machucado.
Relembre o último duelo entre tricolores
FICHA TÉCNICA Brasileirão — 17ª rodada — 17/10/2020
SÃO PAULO (0)
Tiago Volpi; Daniel Alves, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan Silva, Tchê Tchê, Gabriel Sara (Toró, aos 33'/2ºT) , Luciano (Tréllez, aos 42'/2ºT) e Igor Gomes (Vitor Bueno, aos 19'/2ºT); Brenner (Paulinho Bóia, aos 33'/2ºT). Técnico: Fernando Diniz
GRÊMIO (0)
Vanderlei; Orejuela, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Lucas Silva, aos 26'/2ºT), Matheus Henrique, Alisson (Thaciano, aos 13'/2ºT), Isaque (Jean Pyerre, aos 26'/2ºT) e Pepê; Luiz Fernando (Ferreira, aos 21'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
Cartões amarelos: Geromel, Kannemann (G), Igor Gomes, Daniel Alves, Luan Silva, Vitor Bueno (S)
Arbitragem: Rafael Traci, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Helton Nunes (trio catarinense). VAR: Elmo Resende Cunha (GO).
Local: Morumbi, em São Paulo.