O rendimento de Walter Kannemann após a lesão sofrida durante a passagem pela seleção argentina tem sido abaixo da expectativa. O zagueiro mostra dificuldade para reencontrar o ritmo de jogo que tinha antes da convocação, quando era unanimidade no sistema defensivo tricolor. Atualmente, David Braz e Rodrigues ganharam espaço e são sombras para o argentino, algo impensável até o início do mês de novembro.
Nas últimas quatro partidas disputadas pelo Grêmio, Kannemann iniciou em três: jogo de ida contra o Santos, pela Libertadores, na Arena; Goiás, na Serrinha, pelo Campeonato Brasileiro, e Sport, na Ilha do Retiro, também pela competição nacional.
No duelo contra os paulistas, na última quarta-feira (16), partida que eliminou o tricolor da competição continental, Kannemann observou a equipe perder por 4 a 1 do banco de reservas.
A explicação pela não utilização foi de que o jogador sentiu o desgaste de ter atuado os 90 minutos contra o Goiás. No empate diante dos goianos, Kannemann teve uma atuação segura, apesar de o Tricolor ter ficado apenas no empate com o esmeraldino, em 0 a 0.
Números de Kannemann contra o Goiás:
- 90 minutos
- 41 toques
- 71% acerto no passe
- 5 lançamentos errados
- 1 chute bloqueado
- 1 chute fora do gol
- 3 duelos terrestres ganhos
- 2 duelos aéreos ganhos
- 10 posses de bola perdida
- 1 falta sofrida
- nenhuma falta cometida
- 2 interceptações
- 2 divididas
O retorno ao time titular ocorreu no último sábado (19), em Recife, contra o Sport. Novamente, o Grêmio empatou a partida. Porém, a atuação de Kannemann foi abaixo da média. Apresentando um pouco de falta de ritmo, o jogador foi expulso do jogo por dois cartões amarelos. O primeiro, por reclamação. O segundo, por chegar atrasado em uma dividida e interromper o contra-ataque da equipe pernambucana.
Números de Kannemann contra o Sport:
- 52 minutos
- uma interceptação
- uma bola afastada
- dois duelos ganhos pelo chão
- nenhum duelo aéreo ganho
- seis perdas de posse
- uma falta cometida
- uma falta sofrida
- dois cartões amarelos
- 44 toques
- 85% aproveitamento no passe
- dois lançamentos certos
- um drible bem sucedido
Comparando com os números do argentino antes da lesão, fica claro a defasagem de ritmo de jogo que está sendo apresentado pelo jogador durante as partidas. O último jogo de Kannemann, antes de ir para a seleção foi diante do Juventude. Vitória gremista no Alfredo Jaconi, por 1 a 0, e classificação para às quartas de final da Copa do Brasil. No jogo, o zagueiro foi dominante. Inclusive, de acordo com o site Sofascore, foi o segundo melhor jogador em campo na partida. Atrás apenas de Pepê, autor da assistência para o gol de Isaque.
Números de Kannemann contra o Juventude:
- 90 minutos
- quatro bolas afastadas
- um chute bloqueado
- seis interceptações
- cinco divididas
- um drible sofrido
- seis duelos ganhos pelo chão
- dois duelos aéreos ganhos
- nove perdas de posse
- três faltas cometidas
- uma falta sofrida
- 49 toques
- 75% de acerto de passe
- um lançamento certo
Contra o São Paulo, quarta-feira (23), às 21h30min, na Arena, Kannemann será titular do Grêmio e formará dupla de zaga com Pedro Geromel. David Braz, que foi o substituto do argentino na Vila Belmiro, está em recuperação de um desconforto muscular. Entretanto, mesmo que seja liberado, Renato Portaluppi deve confirmar a presenta do zagueiro campeão da Copa do Brasil e Libertadores entre os 11 iniciais.
Provável Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, Kannemann, Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Darlan (Maicon), Ferreira, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza