Um terremoto de magnitude 6,2 sacudiu o sudoeste do México neste domingo (12), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro foi localizado a oito quilômetros de Coalcomán de Vázquez Pallares, um município de cerca de 20 mil habitantes a 600 quilômetros da Cidade do México, a capital.
O terremoto ocorreu a uma profundidade de 86,2 quilômetros, conforme o Serviço Geológico. Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos.
Em publicação no X (antigo Twitter), a presidente do país, Claudia Sheinbaun, escreveu que "não têm novas informações" e o Comitê Nacional de Emergência deu início aos protocolos de vistoria na área em que o tremor foi sentido.
Tremores frequentes
O México fica sobre cinco placas tectônicas, o que o torna um dos países mais vulneráveis do mundo a terremotos, especialmente na costa do Pacífico.
Em 1985, um terremoto de magnitude 8,1 com epicentro na costa do Pacífico devastou grande parte do centro e do sul do país, matando milhares de pessoas e causando danos graves na Cidade do México.
Em 19 de setembro de 2017, outro terremoto de magnitude 7,1 matou 369 pessoas, a maioria delas na capital.