Contratado no início de novembro junto à Universidad Católica, o meia César Pinares marcou seu primeiro gol com a camisa do Grêmio neste domingo domingo (6), na goleada de 4 a 0 sobre o Vasco. Mas além de balançar as redes, o chileno também teve a chance de iniciar como titular pela primeira vez desde que chegou à Arena — já havia entrado no segundo tempo das partidas contra o Corinthians, pelo Brasileirão, e nos confrontos com o Guaraní-PAR, pela Libertadores.
Sua participação foi importante também para que se adapte mais rápido ao modelo de jogo do técnico Renato Portaluppi, tendo em vista que Jean Pyerre foi preservado e é dúvida para o confronto com o Santos, na próxima quarta-feira (9), pelo jogo de ida das quartas de final do torneio sul-americano. Confira os números apresentados pelo jogador:
Pinares foi escalado para fazer a função de camisa 10, posicionado à frente dos volantes e atrás do centroavante. Porém, com o jogo de posse de bola exercido pelo Tricolor, o chileno circulou bastante pela faixa central, trocando passes com os volantes, e pouco pisando na área adversária (ver mapa de calor abaixo).
Pelas estatísticas apresentadas pelo site SofaScore, o meia tocou na bola 46 vezes, sendo responsável por 31 passes certos (errou apenas quatro). Quando foi substituído, aos 14 minutos do segundo tempo, recém havia acertado o ângulo direito do goleiro Fernando Miguel, aumentando a vantagem gremista para 3 a 0.
Esta, aliás, foi sua única conclusão ao gol. Antes disso, havia arrematado duas vezes para fora. Ao mesmo tempo, estes números o colocam como um dos maiores finalizadores da partida, empatado com Diego Souza e Pepê, e atrás somente de Ferreira, que chutou quatro vezes.
Confira os números de Pinares contra o Vasco:
59 minutos em campo
Gol: 1
Assistências: nenhuma
Toques na bola: 46
Passes: 35 (31 certos)
Cruzamentos: 2 (nenhum certo)
Bolas longas: nenhuma
Finalizações: 3 (1 no gol e duas para fora)
Tentativa de drible: 2 (1 certo)
Perda de posse: 8 vezes
Faltas cometidas: nenhuma
Faltas sofridas: 3