A confiança em seu grupo de trabalho é uma espécie de mantra de Renato Portaluppi a cada entrevista. Nesta quarta-feira (18), contra o Cuiabá, pela Copa do Brasil, o treinador do Grêmio mais uma vez precisará contar com a força de seu elenco, já que não terá à disposição oito jogadores.
Os desfalques acontecem neste momento por três razões: lesões, convocações para seleções sul-americanas que disputam as Eliminatórias para a Copa do Mundo e questões legais, porque alguns atletas já disputaram a competição por outras equipes.
Convocados para as seleções da Argentina, Colômbia e Chile, respectivamente, Kannemann, Orejuela e Pinares só ficarão à disposição para o jogo contra o Corinthians, no dia 22, pelo Brasileirão. O argentino e o colombiano não foram utilizados nos jogos de suas seleções na semana passada, enquanto o chileno atuou por 70 minutos.
De boa atuação contra o Ceará, quando deu dois passes para gols, marcados por Pepê e Diego Souza, Luiz Fernando já defendeu o Botafogo na Copa do Brasil e, por esta razão, não pode jogar pelo Grêmio. O mesmo vale para Robinho, que atuou pelo Cruzeiro. O meia, além de tudo, ainda está no departamento médico em virtude de um desconforto muscular.
Outros três jogadores ainda estão sob cuidados dos médicos gremistas. Maicon sofreu lesão muscular de grau 1 na coxa esquerda, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Juventude. O volante segue tratamento e ainda não tem previsão de retorno.
Quem ainda vai ficar mais um tempo afastado é o meia-atacante Alisson, que foi atingido por Tchê Tchê no confronto diante do São Paulo. A previsão inicial era que ele ficasse de fora por três semanas em virtude da lesão nos ligamentos do tornozelo direito. Desde a partida no Morumbi, já se passaram 30 dias, mas a volta do camisa 23 ainda não deve ocorrer nos próximos dias. Já é dado como certo que ele não poderá ser relacionado para os próximos três jogos, contra Cuiabá (Copa do Brasil), Corinthians (Brasileirão) e Guaraní-PAR (Libertadores).
A última baixa do elenco é o zagueiro Paulo Miranda, que voltou a sentir um problema muscular na partida contra o Ceará — ele saiu aos 11 minutos com dores na coxa direita.
O Grêmio volta a treinar na tarde desta segunda-feira, às 15h30min, no CT Luiz Carvalho.