Em vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil, o Grêmio tem uma preocupação a menos para o enfrentar o Cuiabá-MT na próxima quarta-feira (18) na Arena. Nenhum atleta do plantel gremista está pendurado na competição. Com a necessidade de administrar o resultado, o Tricolor poderá, caso confirme a classificação, contar com os principais atletas nas fases seguintes de disputa.
Assim como no próprio Brasileirão, está previsto em regulamento da copa nacional a suspensão automática caso algum atleta ou técnico receba três cartões amarelos em partidas diferentes. Por ter ingressado direto na fase de oitavas, o Grêmio participou de três confrontos no torneio até o momento.
O trio gremista amarelado em uma única vez cada é composto por Pepê, Lucas Silva e Isaque. Desta forma, caso algum deles receba um novo amarelo, não correrá risco de perder um eventual duelo de semifinal diante de Flamengo ou São Paulo caso a equipe comandada por Renato Portaluppi efetue o avanço contra o Cuiabá.
A tendência é que a comissão técnica escale força máxima na Arena. Pinares, Orejuela e Kannemann não devem participar do confronto pelas convocações às seleções de seus países. Alisson e Maicon, em recuperação física, também devem ser ausências. Serão dois treinamentos, a partir desta segunda (16), para encaminhar a formação.