Durante muito tempo, Douglas foi o maestro pifador no Grêmio. Um meio-campista com grande visão de jogo, facilitador dos companheiros em campo. Agora, vestindo a mesma camisa 10, Jean Pyerre é o carteador.
Distribui o jogo para os parceiros com grande qualidade. Atuação de luxo do guri no 4 a 2 sobre o Ceará na Arena. Além disso, fez um gol de falta com uma bela cobrança. Aguentou os 90 minutos em campo. Tendo foco total e confiança no seu futebol, o meia pode voar longe. Com JP10, o Tricolor está em processo de metamorfose.
Goleador gremista na temporada, Diego Souza cresceu com a parceria do articulador. Diminuiu o abandono do centroavante na frente. Ele também meteu na rede de Fernando Prass. Ainda é preciso também falar de um personagem importante no duelo de sábado à noite na Arena: Pepê. Grande movimentação no ataque gremista. Muitas vezes, não só atuando pelo flanco, mas infiltrando pelo meio. Além disso, ele sempre comparece no placar. É uma peça fundamental no sistema ofensivo.
Ainda há outro detalhe que é preciso destacar como rescaldo da vitória sobre o Ceará. A presença de Darlan no meio-campo, ao lado de Matheus Henrique, aumenta a qualidade do passe. Ele acaba dando uma contribuição maior do que Lucas Silva no andamento do time.
Enquanto esteve em campo, Luiz Fernando deu boa contribuição na frente. Importante também o fato de Diego Churín ter deixado a sua contribuição no marcador, assinalando o primeiro gol com a camisa gremista, após assistência do JP10.
No balanço final, Renato Portaluppi acertou em colocar em campo na Arena uma equipe reforçada para encarar o Ceará. O Tricolor somou mais três pontos importantes no Brasileirão, encostando de vez na zona da Libertadores da América. Será que ainda é possível sonhar com o título do Brasileirão? O fato é que ainda tem muita coisa para rolar.
O fundamental é que o time gremista teve ótimo desempenho, o melhor na temporada 2020. O único detalhe que pode ficar como ponto de atenção é o relaxamento na reta final da partida, quando a equipe de Guto Ferreira fez o segundo gol.
Claro que ainda falta uma sequência de jogos em alta performance para afirmar que o Grêmio reconstruiu o velho futebol. Só que o Tricolor deixa a imagem de que a produção está crescendo na hora certa. Já decolou, como Renato projetava.