De olho no G-6 do Campeonato Brasileiro, Grêmio busca uma vitória diante do Ceará neste sábado (14), às 19h, na Arena, no qual Renato Portaluppi deve manter a estratégia de rodar elenco em razão da partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil contra o Cuiabá, na próxima quarta-feira (18). Com mudanças no time, é esperado que o centroavante Diego Churín e volante Darlan recebam novas oportunidades.
O Tricolor vem de seis vitórias seguidas na temporada, algo inédito sob comando de Renato Portaluppi. A sequência envolve jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, três de cada. Chama atenção que o treinador não usou força máxima em nenhum desses compromissos pelo torneio de pontos corridos. Diante do Athletico-PR, em Curitiba, o time foi todo reserva, enquanto uma equipe mista enfrentou o Fluminense, no Maracanã. A partida com o maior número de titulares foi contra o Bragantino, na Arena, mas, ainda assim, Renato poupou a dupla de zaga Geromel e Kannemann.
Essa rotação do elenco dá oportunidade para jogadores que não vinham sendo titulares possam ganhar espaço na equipe principal. Foi o que aconteceu com Jean Pyerre, que teve boa atuação contra o Fluminense e seguiu no time principal para a Copa do Brasil. Recém-contratado, o centroavante Diego Churín iniciou contra o Fluminense no último domingo. O argentino deverá receber neste sábado a primeira chance de começar uma partida na Arena e tentará mostrar que pode ganhar a vaga que atualmente é de Diego Souza.
Autor do gol que deu o título do primeiro Brasileirão do Grêmio, em 1981, o ex-centroavante Baltazar ressalta que o bom momento do time na temporada deve ser aproveitado por Churín.
— O Grêmio tem um time bem montado, o que facilita para quem está chegando. O centroavante sempre vai ser cobrado por gols, o Churín precisará fazer, mas mais importante é ajudar o time. Primeiro ajudar e, segundo, fazer gol. Um time como o Grêmio cria bastante e a oportunidade vai aparecer. Ele tem de aproveitar — avalia Baltazar, que acredita que Renato irá alternar os centroavantes até definir um titular.
— O Diego Souza vinha sendo o titular, mas o fato do Churín chegar mostra que o Grêmio entendeu que precisava de mais um centroavante. Renato deve alternar no início até para ver como irá se sair o Churín. Vai depender dele aproveitar as oportunidades — completa.
O volante Darlan é outro que tenta ganhar espaço na equipe principal. Com Maicon lesionado, Lucas Silva tem a preferência para atuar ao lado de Matheus Henrique, mas o garoto teve o desempenho elogiado diante do Fluminense. Uma nova boa atuação pode credenciá-lo a atuar também na Copa do Brasil.
— Pelo que mostrou contra o Fluminense, o Darlan merece a oportunidade. O meio-campo fica mais jovem e o futebol tem mostrado que a juventude está pronta. O Lucas Silva joga mais posicionado enquanto o Darlan sai mais para o jogo, tem o passe e maior mobilidade. Ele tem mais esse estilo que o Grêmio se acostumou a jogar nos últimos anos — observa o ex-volante China, companheiro de Baltazar no Brasileirão de 1981 e que também conquistou a Libertadores e o Mundial, em 1983.
Além da questão física, que deve levar a preservações, Renato não conta com três titulares à disposição para este sábado. Alisson e Maicon estão lesionados enquanto Kannemann defende a seleção argentina nas Eliminatórias. Orejuela está com a Colômbia, o que forçará o treinador a usar Victor Ferraz no Brasileirão e a na Copa do Brasil.
Entrada no G-6
A sequência de bons resultados fez o Grêmio subir na tabela do Campeonato Brasileiro após ter ficado próxima da zona de rebaixamento durante o primeiro turno. O Tricolor, que chegou a ocupar o 15º lugar nas rodadas 11 e 12, agora é o oitavo e pode entrar no G6 neste final de semana. A equipe gaúcha esteve entre os seis primeiros pela última vez na terceira rodada.
O Grêmio só poderá entrar no G6 em caso de vitória sobre o Ceará. Se conquistar os três pontos, o time de Renato Portaluppi certamente passará por Fluminense (5º) ou Palmeiras (6º), que se enfrentam, em São Paulo. A chegada ao G6 então dependerá de um tropeço do Santos (7º), que recebe o líder Inter na Vila Belmiro.