Três meses depois da data programada, o Grêmio receberá o Goiás nesta segunda-feira (30), a partir das 18h, na Arena para um jogo atrasado da sexta rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, inicialmente marcada para 30 de agosto, foi adiada em razão da realização da final do Gauchão, onde o Tricolor conquistou o tricampeonato estadual diante Caxias. Para encarar os goianos no final da tarde, o volante Maicon é a novidade entre os relacionados pelo técnico Renato Portaluppi.
Maicon não atua desde 5 de novembro, quando sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda no triunfo por 1 a 0 sobre o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela Copa do Brasil. Aquela vitória em Caxias do Sul foi a quarta de uma sequência do Grêmio que chegou a oito - um recorde na era Renato.
Ao todo, o time gremista acumula 13 jogos de invencibilidade e vem de boas atuações nos últimos compromissos, o que levanta a dúvida se Maicon irá recuperar um lugar entre os titulares. Para a partida contra o Goiás, pelo tempo parado, o camisa 8 deverá começar no banco de reservas com Darlan sendo mantido ao lado de Matheus Henrique. O garoto concedeu entrevista após o treinamento de domingo e exaltou a experiência do antigo capitão e sua importância para o elenco.
— Sempre foi uma referência. Procuro aprender muito com ele, passei a conviver muito com ele. Nos trata muito bem, é humilde. É o capitão, uma referência muito grande. Ele nos ensina bastante, essa volta vai ser fundamental no entrosamento para os últimos jogos que estão para chegar — ressaltou.
A situação de deixar o time por lesão e ver um garoto ascender não é novidade para Maicon. Em 2017, o mesmo ocorreu com o Arthur e foi dele a iniciativa de conversar com Renato Portaluppi e pedir para ficar no banco de reservas na temporada em que o Grêmio conquistou o tricampeonato da Libertadores.
— Eu, por ter me tornado um líder dentro do grupo, ser o capitão do time, não posso dar o exemplo errado. Se a equipe está bem, e eu não estou no mesmo nível, o rendimento poderia cair. Foi uma conversa bem tranquila. Renato é uma pessoa muito aberta, correta — contou Maicon em entrevista a ZH à época.
Nesse domingo (29), no dia em que o título conquistado sobre o Lanús na Argentina completou três anos, Maicon recordou a data e ressaltou seu objetivo de seguir levantando taças no clube.
— Sempre é bom recordar essa conquista. Foi um dia muito especial para mim, para meus colegas e a coroação de um trabalho que vem sendo feito com muito empenho e dedicação. Sigo trabalhando para ajudar meus companheiros e o Grêmio na busca de mais títulos e queremos manter nossa dedicação para trazer muitas alegrias para o torcedor — declarou via sua assessoria.
Com a classificação encaminhada na disputa de oitavas de final da Libertadores com a vitória de 2 a 0 sobre o Guaraní, no Paraguai, o técnico Renato Portaluppi deverá escalar o máximo de titulares possível diante do Goiás. A tendência é de que apenas Geromel e Diego Souza sejam preservados. Com isso, Rodrigues deve acompanhar David Braz na zaga já que Kannemann segue com dores musculares. Churín é a opção para o comando do ataque.
A sequência com jogos do Brasileirão e a provável classificação para as quartas de final da Libertadores, porém, deverá obrigar Renato a rodar o elenco logo em seguida. Com isso, Maicon e Darlan deverão receber oportunidades para mostrar ao treinador quem deve ser o titular na reta final da temporada, onde o Grêmio ainda disputa os títulos das três competições.