O Grêmio deu um primeiro passo para cumprir a promessa de Renato Portaluppi de decolar no Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (7), o Tricolor contou com um início de jogo avassalador para vencer o Coritiba por 2 a 1, na Arena. Luiz Fernando e David Braz marcaram no primeiro tempo enquanto Nathan Silva descontou na etapa final.
Com a vitória, o Grêmio chega a 17 pontos e se afasta da zona de rebaixamento. O Tricolor voltará a campo no domingo, às 16h, para enfrentar o Santos na Vila Belmiro.
O Grêmio entrou no gramado da Arena para enfrentar o Coritiba com novidades. Além de Diogo Barbosa e Luiz Fernando nos lugares do suspenso Cortez e do preservado Alisson, respectivamente, Renato Portaluppi promoveu as entradas de Victor Ferraz e Robinho no time. A presença do meia fez o esquema tático voltar para o 4-2-3-1.
Não demorou muito para as novas peças de Renato darem resultado. Em uma jogada que envolveu três das novidades da equipe, o Grêmio chegou ao gol logo aos 3 minutos. Robinho abriu a bola para Diogo Barbosa, que cruzou na medida para Luiz Fernando cabecear sem chances para Wilson e abrir o placar na Arena.
O Grêmio manteve o ritmo ofensivo e seguiu pressionando. Diego Souza mostrava muita disposição saindo bastante da área para receber a bola e contava com a aproximação dos companheiros. Aos 10, ele recebeu de Luiz Fernando, mas foi travado na hora da finalização e a bola saiu pela linha de fundo. Após a cobrança do escanteio, Pepê chutou desviado no rebote e a bola caiu nos pés de David Braz. Completamente livre, o zagueiro mandou para as redes para ampliar o marcador: 2 a 0.
Era preciso vencer e o Grêmio conseguiu
CONFIRA NA COLUNA
Em situação delicada, o Coritiba precisava buscar ao menos o empate e tentou reagir. Antes dos 20, o técnico Jorginho chamou o meia Giovanni Augusto para o lugar de Guilherme Biro. Com o Grêmio claramente diminuindo o ritmo, o Coxa conseguiu equilibrar as ações.
A equipe visitante chegou a balançar as redes aos 32 minutos com Robson, mas o lance foi anulado por impedimento após interferência do VAR. A jogada foi uma rara ameaça ao Grêmio, que manteve o controle mesmo tendo menos a posse da bola. Bastava ao Tricolor acelerar um pouco o ritmo que levava perigo.
Renato não ficou no muro e venceu o Coritiba
CONFIRA NA COLUNA
Com Matheus Henrique acionando os laterais, o time gaúcho levou perigo em duas oportunidades antes do intervalo. Na primeira, Diogo Barbosa cruzou um pouco acima de Diego Souza. Depois, Victor Ferraz tentou o chute cruzado e Wilson espalmou.
O Coritiba voltou com duas mudanças para a segunda etapa. O ex-colorado Neilton e o volante Nathan Silva foram as tentativas de Jorginho de aumentar o poderio criativo do time. No Tricolor, Renato optou por manter a mesma equipe. Diferentemente da postura adotada após o segundo gol na primeira etapa, o Grêmio passou a ter mais a bola no segundo tempo. O time, porém, era pouco agressivo e usava a posse apenas para administrar o jogo.
Diogo Barbosa já igualou o número de assistências de Cortez no ano
CONFIRA NA COLUNA
Aos 19, Renato decidiu fazer três mudanças na equipe. Maicon, Thaciano e Guilherme Azevedo entraram nas vagas de Lucas Silva, Robinho e Luiz Fernando. Em sua primeira participação, Maicon deu um passe perfeito para Diogo Barbosa às costas da defesa. O lateral cruzou e Pepê chutou por cima do gol. A pouca ambição do Grêmio para buscar o terceiro gol foi castigada aos 26 minutos. Nathan Silva aproveitou uma saída de errada de Vanderlei em escanteio e mandou para as redes para descontar.
O gol do Coxa ligou alerta na Arena e o Grêmio precisou acelerar o ritmo para não correr risco de sofrer o empate. Renato ainda mandou Isaque a campo no lugar de Diego Souza para ganhar velocidade na frente. Apesar do susto, o Tricolor conseguiu manter a vantagem para confirmar a sua segunda vitória em casa no Brasileirão. Nos acréscimos Renato pôde fazer uma homenagem. Ele sacou Pepê para a entrada de Marcelo Oliveira, que fez sua última partida como jogador profissional. O agora ex-lateral será coordenador técnico do clube.
Grêmio ainda está longe da esperada decolagem
CONFIRA NA COLUNA
Brasileirão — 14ª rodada — 7/10/2020
GRÊMIO (2)
Vanderlei; Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Maicon, 19’/2T), Matheus Henrique; Luiz Fernando (Guilherme Azevedo, 19’/2T), Robinho (Thaciano, 19’/2T), Pepê (Marcelo Oliveira, 47’/2T); Diego Souza (Isaque, 36’/2T).
Técnico: Renato Portaluppi
CORITIBA (1)
Wilson; Natanael, Rodolfo Filemon (Nathan Silva, INT), Sabino e William Matheus; Ramón Martínez (Neilton, INT), Hugo Moura (Pablo Thomaz, 42’/2T), Matheus Sales, Guilherme Biro (Giovanni Augusto, 19’/1T); Robson, Gabriel (Yan Sasse , 36’/2T).
Técnico: Jorginho.
GOLS: Luiz Fernando (G), aos 3, David Braz (G), aos 10 minutos do primeiro tempo; Nathan Silva (C), aos 26 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Paulo Miranda, Matheus Henrique (G); Neilton, Ramón Martínez (C)
ARBITRAGEM: Ramon Abatti Abel, auxiliado por Alex dos Santos e Johnny Barros de Oliveira (trio catarinense). VAR: Pathrice Corrêa Maia (RJ).
LOCAL: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Próximo jogo
Santos x Grêmio
11/10/20 - domingo, às 16h
Vila Belmiro - Brasileirão