Tenho convicção plena que, em futebol, o que vale são resultados. Claro que são importantes bons desempenhos, até porque eles levam a vitórias. Mas uma análise de atuações de uma equipe devem passar por outros pressupostos.
Um deles é a qualidade dos atletas. E dentro desse aspecto particular, encontramos o entrosamento de um time de futebol. Quando um clube possui uma equipe considerada titular, alterações podem produzir uma forte queda de produção.
E não pelo fato de que os jogadores substitutos sejam ruins. Ocorre que quando há modificações em um determinado número, certamente o rendimento não será o mesmo. É o receio que tenho, a começar por este jogo contra o Coritiba.
Cinco jogadores importantes estarão ausentes. Com Geromel, Kanemann, Cortez, Jean Pyerre e Alisson fora do jogo, percebemos que meio time terá que ser modificado. Todos os que vão entrar possuem condições de substituírem os titulares e darem conta do recado. Mas, inegavelmente, haverá prejuízo no entrosamento.
O que poderá amenizar de certa forma essa circunstância é o possível retorno de Maicon. Ele traz equilíbrio, força e inteligência ao meio campo gremista. Mesmo vindo com alguns dias parado, Maicon tem capacidade e técnica suficiente para trazer qualidade ao setor. Ele joga e faz seus companheiros jogarem e, com isso, criam-se oportunidades de abastecimento aos atacantes. Vamos recomeçar uma campanha no Brasileirão, com uma vitória.