Neste final de semana, teremos o início do Campeonato Brasileiro, que estava previsto para o mês de maio. A pandemia mudou tudo. O Grêmio estreia contra o Fluminense, que fez razoável campanha na competição carioca.
Mas desde logo observamos que vários jogadores do Tricolor gaúcho não estarão aptos a participarem dessa primeira partida. Victor Ferraz, talvez retorne. No entanto, por razões diversas, Matheus Henrique , Jean Pyerre e Guilherme Guedes lesionado ficarão de fora. Mesmo que eventualmente um ou outro não seja titular, são atletas importantes que não estarão à disposição do técnico Renato.
Essa dificuldade, já na primeira rodada, antecipa outras tantas que podem ocorrer ao longo do segundo semestre, com tantas competições paralelas. Assim, fica cristalinamente demonstrada a necessidade de um elenco com qualidade e quantidade. Serão inúmeros os jogos constantes, na mesma semana, e os atletas estarão sujeitos ao desgaste físico, lesões, cartões amarelos e vermelhos.
Surgirá uma bela oportunidade para que os jovens sejam aproveitados criteriosamente, ao lado de contratações pontuais que o clube deva fazer. Gostaria que custasse a chegar o momento que o clube tenha que optar por determinada competição, se é que terá, na medida em que a intenção é chegar muito bem em todas elas.
E, como disse, é necessário ter elenco a altura para buscar vitórias.