O técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, prepara uma nova mudança de esquema tático. O treinador faz uma avaliação positiva sobre a nova forma de jogar da equipe, com três volantes, mas pretende ter uma outra alternativa de jogo treinada para usar em caso de necessidade. Após o empate por 1 a 1 no Gre-Nal, no sábado (3), o comandante declarou que precisou fazer uma “reinvenção” no time após a perda de vários titulares.
Desde que voltou ao clube, em 2016, Renato sempre teve como esquema preferencial o 4-2-3-1, com dois pontas de velocidade nas beiradas. Nos últimos jogos, contudo, o treinador vem montando a equipe no 4-1-4-1, sem um armador e com os três volantes Lucas Silva, Darlan e Matheus Henrique. Já o terceiro esquema, ainda não revelado, foi treinado na última sexta (2) e por pouco não foi utilizado no segundo tempo do clássico.
— Eu vinha usando muito um sistema (4-2-3-1) porque ele vinha dando muito certo. Treinei também outro esquema que eu já iria colocar em prática no segundo tempo depois que a gente fez o gol. Mas aí o Inter teve um jogador expulso, e eu achei melhor não colocar. Tínhamos um plano B para o jogo de hoje (sábado), que foi treinado ontem (sexta). Naquele pouco tempo que eu tenho, tenho que treinar os esquemas — disse Renato.
A necessidade de mudar a forma de jogar, na visão do treinador, se deve à perda de atletas por negociações, como foi o caso de Everton, ou por lesões e covid-19, como Pedro Geromel, Kannemann e Jean Pyerre.
— Eu treino um grupo e não uma equipe, mas entrosamento é entrosamento. Muitas vezes você acaba correndo mais e errando mais por falta de entrosamento. Nenhuma equipe vai jogar um futebol bonito que encanta todo mundo o tempo todo. O Grêmio está com um sistema diferente, pois tem mudado vários jogadores. É preciso reinventar o esquema — completou.
Mesmo com as dificuldades, Renato garantiu que até o final do primeiro turno o time terá uma boa sequência de vitórias no Brasileirão.
— Pode botar aí. Daqui a pouco o Grêmio vai decolar, como todo ano decola. No final do turno a gente vai conversar e vocês vão ver quem é o grupo do Grêmio — finalizou.
Até a virada do turno, o Tricolor tem ainda seis jogos pela frente, contra Coritiba, Santos, Botafogo, São Paulo, Athletico-PR e Bragantino.