O Grêmio voltou à parte de cima da tabela ao vencer o Bahia por 2 a 0, na noite de quinta-feira (10), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Em décimo, com 11 pontos e um jogo a menos do que a maioria dos rivais, a equipe encerrou o jejum de seis rodadas sem vitória no Campeonato Brasileiro.
Após o jogo, o técnico Renato Portaluppi elogiou a atuação da equipe e voltou a dizer que o Grêmio brigará entre os primeiros colocados. Essa vitória fora de casa, a primeira na competição, servirá para o time embalar, segundo o treinador.
— Sabemos da nossa capacidade. Essa vitória foi muito importante porque dá essa confiança a mais e domingo temos mais um jogo difícil, contra o Fortaleza — salientou Renato.
O técnico evitou falar sobre o time para a partida do fim de semana e fazer qualquer projeção sobre Libertadores. A tendência é de que preserve alguns titulares, já que na quarta-feira a equipe encara a Universidad Católica, no Chile. Ainda assim, Renato frisou que trabalhará com foco em um jogo de cada vez:
— Vamos pensar no Fortaleza e, a partir de segunda-feira, vamos pensar na Libertadores.
Durante a entrevista, Renato também fez questão de elogiar a entrevista do presidente Romildo Bolzan Júnior na quarta-feira, passando tranquilidade à equipe e à comissão técnica. Na avaliação do treinador, a imprensa está fazendo "tempestade em copo d'água".
— Nunca deixamos de ter tranquilidade. Sabemos que precisamos corrigir algumas coisas, mesmo ganhando. Mas temos um grupo muito bom, ganhamos tudo o que disputamos nos últimos quatro anos, e o presidente sabe disso — destacou Renato.
Após a coletiva do treinador, Romildo falou que o papel dele e do vice de futebol, Paulo Luz, é manter o ambiente positivo e de confiança no Grêmio. Por isso, fez questão de estar no vestiário junto ao grupo e ao técnico nesta partida.
— Não jogamos, ninguém faz gol. Estamos aqui para dar sustentação ao ambiente, para garantir que as coisas saiam bem também dentro de campo. Estamos aqui para dizer para os jogadores "estamos aqui e temos confiança em vocês". A direção faz parte do processo, quando estamos aqui quer dizer que estamos juntos, que vamos ganhar juntos e perder juntos — discursou o presidente tricolor, que ainda confirmou o acerto com o lateral-esquerdo Diogo Barbosa:
— Estamos acertados com o Diogo. Mas o Palmeiras precisa resolver uma questão ainda, temos de aguardar.
Quanto ao jogo, o técnico Renato Portaluppi elogiou pontualmente alguns jogadores como o goleiro Vanderlei, autor de quatro grades defesas, e os garotos Isaque e Darlan. O volante marcou o segundo gol, que garantiu os três pontos para o Grêmio, e foi uma das novidades na escalação. Renato optou por iniciar com ele no lugar de Lucas Silva, e a decisão se mostrou acertada.
— A gente entra com a intenção de buscar os três pontos. Fico muito feliz por fazer meu primeiro gol. É ter humildade e pés no chão, trabalhar cada vez mais que domingo temos um grande jogo em casa — disse Darlan na saída de campo.
Agora, a equipe se prepara para enfrentar o Fortaleza, às 16h de domingo (13), na Arena, pela décima rodada do Brasileirão. Depois, viaja para Santiago, no Chile, para encarar a Universidad Católica no retorno da Libertadores, na quarta-feira (16).