O Grêmio voltou a vencer depois de sete rodadas no Brasileirão. Em Salvador, a equipe gaúcha fez 2 a 0 no Bahia na noite desta quinta-feira (10) e deixou o Z-4, pulando para a 10ª posição no campeonato, com 11 pontos. Os gols foram marcados por Alisson, no primeiro tempo, e Darlan, na etapa final.
Em campo, o técnico Renato Portaluppi teve de escalar a dupla de zaga reserva, já que os titulares estavam suspensos, e fez uma mudança de ordem técnica no meio: sacou Lucas Silva e colocou Darlan ao lado de Matheus Henrique. Para completar o meio-campo de jogadores formados na base estava Isaque, que substitui Jean Pyerre, em recuperação de lesão muscular.
Com bola rolando, o Bahia iniciou melhor. Logo no primeiro minuto, a equipe da casa teve grande chance. O zagueiro Paulo Miranda dominou mal, escorregou, e Élber lançou Gilberto. O centroavante invadiu a área e bateu forte para incrível defesa de Vanderlei.
A resposta gremista demorou a aparecer. O time gaúcho até tinha mais a bola, trocava passes, mas não encontrava espaços. Enquanto isso, o Bahia seguia ameaçando pelos lados. Gilberto teve chute travado, a zaga cortou cruzamento de Élber e o zagueiro Juninho perdeu boa chance ao chutar por cima do gol.
A primeira oportunidade do Grêmio também foi com um zagueiro, aos 15 minutos. Em cobrança curta de falta, Alisson recebeu de Matheus Henrique e tocou rasteiro para a área, onde estava David Braz, que bateu com a perna esquerda para boa defesa de Mateus Claus.
Mas o Bahia seguia melhor no jogo. O time da casa trocava passes e assustava a defesa gremista. Aos 20, Rodriguinho bateu da entrada da área para mais uma boa defesa de Vanderlei. No minuto seguinte, Gilberto cabeceou o por cima e quase abriu o placar em Pituaçu.
Mais do que ganhar, o Grêmio aliviou suas tensões na Bahia
Confira na coluna
Aí você já sabe o que acontece com quem perde muitos gols, né? Leva. Aos 23 minutos, Cortez cobrou lateral para dentro da área, o centroavante Diego Souza desviou de cabeça para trás e Alisson chutou bonito, da entrada da área, para fazer 1 a 0 Grêmio.
Logo depois, o Tricolor quase ampliou. Everton lançou para Alisson, que tentou encobrir o goleiro, mas a defesa cortou antes que a bola entrasse. E o Grêmio cresceu no jogo. Aos 29, Everton fez cruzamento na cabeça de Diego Souza, que mandou por cima da meta.
Os minutos finais do primeiro tempo foram truncados. Mas o Grêmio melhorou e passou a ocupar o campo do Bahia, que pareceu ter sentido o gol dos visitantes. Aos 41, depois de boa troca de passes entre Alisson, Diego Souza e Isaque, o garoto bateu de fora da área e a bola passou rente à trave de Mateus Claus. Aos 45, Orejuela teve nova chance ao invadir a área pela direita, mas, com a perna esquerda, chutou para fora.
A enérgica resposta do Grêmio de Renato Portaluppi
Confira na coluna
Para o segundo tempo, o Bahia voltou com o atacante Rossi no lugar do volante Edson. O jogo, no entanto, recomeçou sem grandes ataques. Até que, aos sete minutos, David Braz errou passe no meio-campo e quase deu um gol para os donos da casa. Gilberto saiu cara a cara com Vanderlei, que fez mais uma grande defesa.
Nada que tenha intimidado o Grêmio que, no lance seguinte, ampliou com Darlan, que marcou seu primeiro gol como profissional. O volante recebeu belo passe de Everton pela esquerda, invadiu a área e bateu firme no canto direito de Mateus Claus para fazer 2 a 0.
O Bahia voltou a ameaçar aos 12 minutos, quando Rodriguinho arriscou de fora da área e acertou a trave. A situação poderia se complicar quando Matheus Henrique foi expulso ao levar o segundo amarelo, aos 18 minutos. Porém, a equipe soube controlar o jogo e evitou que os donos da casa pressionassem.
Vitória do Grêmio veio na hora certa
Confira na coluna
Aos 32, o Bahia também levou o cartão vermelho quando Gregore entrou com a sola do pé em Orejuela. Com 10 de cada lado, a missão de segurar a vantagem ficou mais fácil para o Grêmio. Renato, que havia colocado Luiz Fernando, também mandou Lucas Silva e, em seguida, os garotos Rodrigues, Rildo e Isaque para segurar a vantagem. E assim foi, três pontos na conta e de volta à primeira página da tabela.
Na próxima rodada, o Tricolor recebe o Fortaleza, às 16h de domingo, na Arena, para tentar se aproximar do lugar onde Renato garantiu que a equipe estará: no batalhão de cima.
Brasileirão — 9ª rodada — 10/9/2020
BAHIA (0)
Mateus Claus; Nino Paraíba (Jadson, 30'/2ºT), Ernando, Juninho e Matheus Bahia; Edson (Rossi, int.), Gregore, Daniel (Clayson, 20'/2ºT), Rodriguinho (Marco Antônio, 30'/2ºT); Élber e Gilberto (Elton, 37'/2ºT)
Técnico: Cláudio Prates (interino)
GRÊMIO (2)
Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Darlan (Rodrigues, 43'/2ºT), Matheus Henrique; Alisson (Guilherme Azevedo, 43'/2ºT), Isaque (Rildo, 43'/2ºT), Everton (Lucas Silva, 37'/2ºT); Diego Souza (Luiz Fernando, 27'/2ºT)
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Alisson (G), aos 23 minutos do primeiro tempo, e Darlan (G), aos oito minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Darlan (G) e Nino Paraíba (B)
CARTÕES VERMELHOS: Matheus Henrique (G) e Gregore (B)
ARBITRAGEM: José Mendonça da Silva Júnior, auxiliado por Ivan Carlos Bohn e Jefferson Cleiton Piva da Silva. VAR: Paulo Roberto Alves Júnior (quarteto paranaense)
LOCAL: Estádio de Pituaçu, Salvador (BA)
Próximo jogo
Domingo, 13/9/2020, 16h
GRÊMIO X FORTALEZA
Arena do Grêmio — Brasileirão