O técnico Renato Portaluppi terá problemas para montar a defesa do Grêmio para o Gre-Nal da próxima quarta-feira (26), pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.
Titulares desde 2016, Geromel e Kannemann estão entregues ao departamento médico e não há garantia de que ao menos um deles aparecerá no gramado do Beira-Rio. Além disso, os reservas imediatos, Paulo Miranda e David Braz, estão suspensos pelo torneio continental e não poderão escalados. Assim, sobram como opções no elenco os garotos Rodrigues e Ruan, além do veterano Marcelo Oliveira, que abandonou a lateral esquerda mas ainda não fez nenhuma partida neste ano.
Por conta de todas estas situações, o treinador poderá ter de recorrer a uma formação totalmente inédita na temporada. E, o mais impressionante, poderá ser a 10ª dupla de zaga diferente. Ao longo de 2020, a zaga tricolor foi composta por nove parcerias distintas. Confira o aproveitamento de cada uma delas.
Geromel e Kannemann
4 vitórias, 4 empates e 2 derrotas (53,3% de aproveitamento)
A dupla considerada titular foi a que mais vezes entrou em campo neste ano: 10 jogos. Os dois, no entanto, ainda não atuaram juntos pela Libertadores na temporada. Outra situação que chama a atenção é que a parceria apareceu pela primeira somente na retomada das competições, após a paralisação pela pandemia de coronavírus.
Invictos em Gre-Nais, Geromel e Kannemann venceram dois clássicos em 2020 — no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, e na Arena, pela final do segundo turno do Gauchão. Porém, também estiveram na decisão contra o Caxias, quando a equipe conquistou o título estadual, mas foi derrotada por 2 a 1. Com eles em campo, o Grêmio marcou 13 gols e sofreu 10 (média de um gol sofrido por partida).
Inter 0x1 Grêmio (Gauchão)
Grêmio 1x1 Ypiranga (Gauchão)
Grêmio 4x3 Novo Hamburgo (Gauchão)
Grêmio 2x0 Inter (Gauchão)
Grêmio 1x0 Fluminense (Brasileirão)
Grêmio 0x0 Corinthians (Brasileirão)
Flamengo 1x1 Grêmio (Brasileirão)
Grêmio 1x2 Caxias (Gauchão)
Grêmio 1x2 Sport (Brasileirão)
Atlético-GO 1x1 Grêmio (Brasileirão)
Paulo Miranda e David Braz
3 vitórias, 2 empate e 2 derrotas (52,3% de aproveitamento)
10 gols marcados e 4 sofridos
Reservas imediatos, Paulo Miranda e David Braz iniciaram juntos como titulares da equipe em sete oportunidades — a última delas contra o Palmeiras, neste domingo (20). Foram eles que estiveram na defesa tricolor no primeiro Gre-Nal deste ano, quando o Grêmio venceu por 1 a 0, com gol de Diego Souza, no estádio colorado. Mas também estiveram na decisão do primeiro turno do Gauchão, quando a taça ficou com o Caxias. Com eles, foram 10 gols marcados e quatro sofridos.
Grêmio 5x0 Esportivo (Gauchão)
Aimoré 2x1 Grêmio (Gauchão)
Inter 0x1 Grêmio (Gauchão)
Caxias 1x0 Grêmio (Gauchão)
Novo Hamburgo 0x0 Grêmio (Gauchão)
Bahia 0x2 Grêmio (Brasileirão)
Grêmio 1x1 Palmeiras (Brasileirão)
David Braz e Kannemann
2 vitórias, 1 empate e 1 derrota (58,3% de aproveitamento)
O melhor aproveitamento é da dupla formada por David Braz e Kannemann. Alguém poderá contestar também que, dos quatro jogos realizados, apenas um foi contra um adversário mais forte: o Vasco, no empate por 0 a 0, em São Januário, pelo Brasileirão. Os demais confrontos foram pelo Gauchão. Com esta dupla, o Grêmio marcou três gols e sofreu o mesmo número.
Grêmio 0x2 Caxias (Gauchão)
Brasil-Pel 0x1 Grêmio (Gauchão)
Grêmio 2x1 São José (Gauchão)
Vasco 0x0 Grêmio (Brasileirão)
Geromel e David Braz
2 vitórias, 2 empates e 1 derrota (53,3% de aproveitamento)
5 gols marcados e 3 sofridos
Todos os jogos do Grêmio pela Libertadores, até então, foram disputados por esta dupla. Além disso, também disputaram o jogo de ida da final do Gauchão, quando o Tricolor bateu o Caxias por 2 a 0, no Estádio Centenário.
América de Cali 0x2 Grêmio (Libertadores)
Grêmio 0x0 Inter (Libertadores)
Caxias 0x2 Grêmio (Gauchão)
Grêmio 1x1 Fortaleza (Brasileirão)
Universidad Católica 2x0 Grêmio (Libertadores)
Paulo Miranda e Geromel
Atuaram juntos uma única vez, na vitória de 3 a 0 sobre o Juventude, na Arena, pelo Gauchão.
Paulo Miranda e Kannemann
Estiveram presentes no último compromisso antes das paralisações: vitória de 3 a 2, de virada, sobre o São Luiz, na Arena.
Paulo Miranda e Rodrigues
Formaram a defesa tricolor na vitória de 1 a 0 sobre o Pelotas, na Boca do Lobo, pelo Gauchão.
Rodrigues e David Braz
Estiveram juntos no empate por 1 a 1 com o Ceará, quando um time totalmente reserva foi escalado na Arena Castelão.
Rodrigues e Ruan
Os dois jovens formaram a dupla de zaga do time de transição que, no primeiro jogo do ano, disputou a Recopa Gaúcha contra o Pelotas. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Tricolor foi derrotado nos pênaltis.